Busca avançada
Ano de início
Entree

Sob a luz dos infames: anticlericalismo nas representações iconográficas do jornal a lanterna - folha anticlerical e de combate (São Paulo - 1909-1916)

Processo: 16/08673-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Valéria dos Santos Guimarães
Beneficiário:Carlos Henrique Neres dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Anticlericalismo   História do Brasil   Iconografia

Resumo

Temos por objetivo compreender a função que as caricaturas desempenharam dentro da estratégia de combate ao clericalismo do jornal paulista A Lanterna - folha anticlerical e de combate, durante sua segunda fase, dos anos de 1909 a 1916. Mostraremos como o periódico se utilizou de denúncias às contradições entre doutrina e prática cristã para, através das representações, tentar questionar a mentalidade clerical vigente na sociedade de então, com base em ideais libertários, tal como a laicização do Estado.Esse trabalho se orienta pela abordagem teórica ligada à história da leitura, em que a história da imprensa é compreendida como um campo de interesse onde se cruzam os âmbitos da produção, difusão e recepção dos impressos, na acepção de Robert Darnton , e os sentidos que tomam as ideias e imaginários por eles difundidas bem como suas articulações socioculturais. Nossa abordagem metodológica consistirá em recolher e compilar as imagens; organizá-las e classifica-las de acordo com critérios previamente estabelecidos, de preferência, sugeridos pela fonte; e por fim, fazer a análise e divulgação dos resultados. O presente projeto é oriundo da experiência adquirida no projeto IC/PIBIC Leitura de jornais: compilação iconográfica dirigida. Pesquisa em fontes primárias, de autoria e orientação da Profa. Dra. Valéria dos Santos Guimarães, assim como dialoga com os dois projetos em andamento da referida pesquisadora, História da leitura da imprensa periódica e História e cultura: representações, imaginários e sociedade.