Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de etanol combustível pelo eucarioto mais rápido do planeta

Processo: 15/26072-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andreas Karoly Gombert
Beneficiário:José Valdo Madeira Junior
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/23606-0 - Obtenção de uma linhagem de Kluyveromyces marxianus adequada a processos não assépticos de produção de etanol combustível a altas temperaturas, BE.EP.PD
Assunto(s):Saccharomyces cerevisiae

Resumo

A produção de etanol combustível no Brasil é considerada um processo industrial bem estabelecido no país, no qual apresenta grande importância para economia e meio ambiente brasileiro. Este biocombustível deve ser utilizado na forma pura em veículos automotores leves "flex", e também adicionado na gasolina na proporção de 25%. Considerando que o Brasil é um dos maiores produtores de etanol no mundo, o desenvolvimento de estratégias para melhorar a produção do biocombustível é considerado de grande impacto na sustentabilidade ambiental e econômica. Uma possibilidade é a etapa da fermentação em altas temperaturas, utilizando micro-organismos termo-tolerantes. A Kluyveromyces marxianus é uma interessante levedura que apresenta: alta velocidade específica de crescimento, tolerância a altas temperaturas, capacidade de metabolizar uma grande variedade de açúcares, alta taxa de secreção/excreção, e relativa facilidade na manipulação genética. O objetivo deste estudo será a obtenção de uma linhagem de K. marxianus capaz de crescer em altas temperaturas (> 48 °C), baixo pH (< 2,5), alta concentração de etanol (> 10%) sob anaerobiose estrita. Estas propriedades poderão possibilitar o uso do micro-organismo nas mesmas condições das indústrias de etanol no Brasil. Espera-se que o crescimento do micro-organismo sob total anaerobiose seja o maior desafio neste projeto, e desta forma será realizado a seguinte estratégia: 1) primeiro, uma seleção de 20 linhagens de K. marxianus será realizado para se obter pelo menos 1 com as propriedades listada anteriormente; 2) no caso de uma linhagem já identificada com estas características, a engenharia evolutiva será realizada para aumentar a velocidade específica de crescimento, no qual será seguido por um sequenciamento do genoma e engenharia metabólica reversa, para identificar as características relevantes para crescimento em anaerobiose; 3) no caso de uma linhagem selecionada crescer em anaerobiose em meio YPD e não em meio sintético, um ajustamento do meio de cultura será realizado para identificar quais são as dificuldades para crescimento em anaerobiose (ex.: embalanço redox ou do meio); 4) no caso de não selecionar uma linhagem capaz de crescer em anaerobiose sob as condições previamente relatadas, análises genômicas e transciptomicas serão realizadas com K. marxianus e S. cerevisiae, para identificar os genes que esta levedura apresenta e serão posteriormente transferidos para a anterior, de forma que seja possível o crescimento da K. marxianus em total anaerobiose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENDON, MARIA DOLORES; MADEIRA, JR., JOSE V.; ROMANIN, DAVID E.; RUMBO, MARTIN; GOMBERT, ANDREAS K.; GARROTE, GRACIELA L. A biorefinery concept for the production of fuel ethanol, probiotic yeast, and whey protein from a by-product of the cheese industry. Applied Microbiology and Biotechnology, v. 105, n. 9 APR 2021. Citações Web of Science: 0.
MADEIRA-JR, JOSE VALDO; GOMBERE, ANDREAS KAROLY. Towards high-temperature fuel ethanol production using Kluyveromyces marxianus: On the search for plug-in strains for the Brazilian sugarcane-based biorefinery. BIOMASS & BIOENERGY, v. 119, p. 217-228, DEC 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.