Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem matemática de macrosegregação em ligas metálicas binárias induzida por convecção

Processo: 16/12678-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de outubro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:José Alberto Cuminato
Beneficiário:Milton de Oliveira Assunção Junior
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):19/09418-4 - Três tópicos em matemática aplicada à indústria, BE.EP.DR
Assunto(s):Modelos matemáticos

Resumo

A macrosegregação em lingotes de ligas metálicas pode influenciar de maneira significativa a qualidade da produção. Tal fenômeno se caracteriza pela severa variação química do material em escala macroscópica e não tem sido previsto de maneira satisfatória pelos softwares existentes.Sendo assim, este projeto propõe o desenvolvimento de um modelo matemático bidimensional que, por meio de simulações computacionais,possa ser utilizado para prever o surgimento de macrosegregações no processo de fabricação de lingotes de aço composto por ferro e carbono. Os resultados alcançados nesta pesquisa poderão formar a base para novos estudos que incluam um modelo tridimensional ou ligas metálicas mais complexas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VYNNYCKY, M.; ASSUNCAO, M. On the significance of sulphuric acid dissociation in the modelling of vanadium redox flow batteries. JOURNAL OF ENGINEERING MATHEMATICS, v. 123, n. 1 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.