Busca avançada
Ano de início
Entree

Caráter de eco e processos sedimentares na margem continental superior do Estado de São Paulo

Processo: 16/08029-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 27 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Michel Michaelovitch de Mahiques
Beneficiário:Lígia Dias de Araujo
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/24251-0 - Caráter de eco e processos sedimentares na margem continental superior do estado de São Paulo, BE.EP.MS
Assunto(s):Sedimentologia

Resumo

Processos sedimentares são fenômenos importantes na evolução geológica das margens continentais. Esses processos são controlados por forçantes ambientais de várias escalas espaciais e temporais. Devido ao aumento acelerado de atividades antrópicas nas margens continentais, o estudo dos processos sedimentares e dos depósitos resultantes destes se faz cada vez mais necessário. Neste contexto, o uso de ferramentas geofísicas, como a sísmica de reflexão, apresenta-se como uma ferramenta eficiente na caracterização de depósitos sedimentares. Portanto, o presente projeto visa definir e mapear os tipos de caráter de eco na margem continental superior do estado de São Paulo e associar esses tipos de caráter de eco aos processos sedimentares atuantes na região. Para isso, dados de sísmica rasa e testemunhos sedimentares foram coletados a bordo do navio oceanográfico Alpha Crucis em um cruzeiro realizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa "Geodinâmica de Bacias Sedimentares e implicações para o potencial exploratório - GEO-SEDex" entre 20 e 28 de fevereiro de 2013. A interpretação integrada dos dados geofísicos com os dados sedimentológicos provenientes das amostras superficiais será utilizada como base de estudo dos processos sedimentares atuantes na região de estudo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Lígia Dias de. Caráter de Eco e Processos Sedimentares na Plataforma Continental do Estado de São Paulo. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.