Busca avançada
Ano de início
Entree

O que é pedagógico na creche: uma questão fundamental para a definição do currículo

Processo: 16/00581-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Cinthia Magda Fernandes Ariosi
Beneficiário:Aline Perinelli Fuzete
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação escolar básica   Desenvolvimento infantil   Creches   Pesquisa bibliográfica   Documentos eletrônicos   Bases de dados

Resumo

O reconhecimento da educação infantil como a primeira etapa da educação básica no Brasil trouxe uma questão que hoje está no centro dos debates sobre criança pequena, currículo e escola, refere-se a indagação sobre o que fazer com o bebê e a criança pequena na creche? O que, de fato, deve estar presente no currículo para bebês e crianças pequenas? Qual deve ser a base de um currículo para creche? É sobre essa temática que versa esse projeto. Desta forma apresenta como objetivo: Definir o que é pedagógico para a creche com a finalidade de propor uma organização curricular. Para amparar as reflexões serão utilizadas as seguintes referências: RICHER e BARBOSA, 2010; MENA e EYER, 2014; PORTUGAL, 2010; LINO, 1998; além dos documentos oficiais da educação brasileira. Como estratégias de coleta de dados serão realizadas: pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa em base de dados e observação de momentos de formação continuada de profissionais de creche. A expectativa é que os conhecimentos produzidos por meio deste projeto subsidiem a formação de futuros pedagogos para atuarem em creche e a formulação de currículos para creches dos municípios envolvidos.