Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de dispositivo microfluídico descartável contendo arranjos de biossensores para a determinação multiplexada de espécies de interesse biológico em diferentes matrizes

Processo: 16/10012-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Orlando Fatibello Filho
Beneficiário:Elson Luiz Fava
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroanalítica

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a construção de dois dispositivos microfluídicos descartáveis compostos por arranjos de biossensores (enzimáticos e genossensores) impressos contendo 16 pontos de sensoriamento independentes cada um. Com o protótipo desenvolvido, será viabilizada a possibilidade de detecção multiplexada de diferentes espécies de interesse relacionadas a várias anomalias ou doenças, com baixo custo e utilizando-se uma única alíquota de amostra. Os biossensores enzimáticos utilizando o arranjo de eletrodos serão destinados para detecção multiplexada de analitos relacionados a três doenças distintas em uma mesma amostra de urina. Neste caso, o arranjo contará com um biossensor à base de bilirrubina oxidase para a determinação de bilirrubina utilizando-o como sensor para a detecção de hepatite e cirrose hepática, um biossensor à base de creatinina amidohidrolase para a detecção de creatinina (relacionada ao surgimento de doenças renais) e também um biossensor com glicose oxidase para a determinação de glicose (para monitoramento de glicose em pacientes com desenvolvimento de glicosúria e/ou diabetes). O segundo dispositivo que será desenvolvido consistirá de um conjunto de três genossensores a serem aplicados para o monitoramento de mutações genéticas relacionadas com o câncer de mama. Neste estudo serão monitorados três tipos de mutações em oligonucleotídeos, o c.68_69del e c.52_66dup em BRCA1 e c.59_46del para BRCA2. Desta forma, serão construídos três genossensores, cada um contendo um oligonucleotídeo com uma mutação, e a resposta será relacionada com a hibridização deste oligonucleotídeo com a sua fita complementar. Com este arranjo de genossensores, espera-se a possibilidade do monitoramento das três mutações genéticas em uma única amostra, que neste caso será de saliva e soro humano. Diante do que foi exposto, esta proposta de estudo será uma alternativa analítica bastante inovadora e promissora, que permitirá não só a detecção dos analitos alvos, como também a realização de diagnósticos preventivos rápidos e de baixo custo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVA, ELSON LUIZ; DO PRADO, THIAGO MARTIMIANO; GARCIA-FILHO, AMAURI; SILVA, TIAGO ALMEIDA; CINCOTTO, FERNANDO HENRIQUE; DE MORAES, FERNANDO CRUZ; FARIA, RONALDO CENSI; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO. Non-enzymatic electrochemical determination of creatinine using a novel screen-printed microcell. Talanta, v. 207, JAN 15 2020. Citações Web of Science: 0.
FAVA, ELSON LUIZ; SILVA, TIAGO ALMEIDA; DO PRADO, THIAGO MARTIMIANO; DE MORAES, FERNANDO CRUZ; FARIA, RONALDO CENSI; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO. Electrochemical paper-based microfluidic device for high throughput multiplexed analysis. Talanta, v. 203, p. 280-286, OCT 1 2019. Citações Web of Science: 0.
CINCOTTO, FERNANDO H.; FAVA, ELSON L.; MORAES, FERNANDO C.; FATIBELLO-FILHO, ORLANDO; FARIA, RONALDO C. A new disposable microfluidic electrochemical paper-based device for the simultaneous determination of clinical biomarkers. Talanta, v. 195, p. 62-68, APR 1 2019. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.