Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e pegada hídrica de filmes biodegradáveis baseado em fécula de mandioca

Processo: 16/10680-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Cecilia Tadini
Beneficiário:Cristiane Maria de Léis
Supervisor no Exterior: Walter Z. Tang
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Florida International University (FIU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/22722-8 - Avaliação do desempenho ambiental de filmes biodegradáveis como embalagens ativas para queijo tipo prato, BP.PD

Resumo

As embalagem desempenham um papel fundamental na redução do desperdício de alimentos, uma vez que melhoram o tempo de vida de prateleira, o manuseamento, transporte e armazenamento. Um novo conceito que atende as tendências do mercado são os filmes ou filmes biodegradáveis. O desenvolvimento de filmes biodegradáveis para materiais de embalagem pode ser usado como substituto para polímeros petroquímicos, é uma perspectiva interessante. Alguns potenciais benefícios ambientais de filmes biodegradáveis à base de fécula de mandioca com diferentes cenários foi avaliada por Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) pelo nosso grupo de pesquisa. Nesse estudo, foi observado que a produção de fécula de mandioca consome uma quantidade expressiva de água ao longo da cadeia de produção, especificamente durante a extração de amido de mandioca. Essa etapa consome aproximadamente de 24 - 40 m³/ ton de amido, sendo que o uso da água no Estado de São Paulo se tornou crítico nos últimos anos. Este desempenho também tem impactos ambientais em termos de geração de efluentes, tratamento e emissão final. Uma possível solução para mitigar e /ou reduzir os efeitos adversos é a implementação de modelagem das tecnologias de tratamento de efluentes. Este projeto propõe uma abordagem baseada em avaliar a pegada hídrica da produção de filmes biodegradáveis à base de fécula de mandioca com diferentes modelagens de tratamentos de effluentes. Com a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre modelagem, tratamento de efluentes e pegada hídrica do processo de produção de filmes biodegradáveis a base de fécula de mandioca, espera-se transferir conhecimentos para o setor industrial, a fim de reduzir o uso de água nos processos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORINDO, T. J.; FLORINDO, G. I. B. DE M.; TALAMINI, E.; DA COSTA, J. S.; DE LEIS, C. M.; TANG, W. Z.; SCHULTZ, G.; KULAY, L.; PINTO, A. T.; RUVIARO, C. F. Application of the multiple criteria decision-making (MCDM) approach in the identification of Carbon Footprint reduction actions in the Brazilian beef production chain. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 196, p. 1379-1389, SEP 20 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.