Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma otimização para estabelecer acordo de nível de serviço em computação em nuvem

Processo: 16/14219-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Júlio Cézar Estrella
Beneficiário:Leonildo José de Melo de Azevedo
Supervisor no Exterior: Stephan Reiff-Marganiec
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Leicester, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:15/11623-4 - Desenvolvimento e avaliação de algoritmos de otimização para o cumprimento de acordos de níveis de serviços em nuvem, BP.MS
Assunto(s):Computação em nuvem   Sistemas distribuídos

Resumo

Atualmente o acesso a um ambiente de computação em nuvem é fornecido sobe demanda, o que permite que provedores ofereçam aplicações como serviços a serem acessados por seus clientes. Embora a nuvem permita uma abstração do comportamento da infraestrutura (lógica e física) dos provedores de serviços, nem sempre é possível oferecer serviços aos clientes de modo que os provedores consigam cumprir adequadamente os acordos de níveis de serviços. Para permitir o cumprimento desses contratos, provedores de serviços precisam de mecanismos que envolvam algoritmos de balanceamento de carga, com o objetivo de fornecer uma distribuição eficiente da carga para os recursos disponíveis. No entanto, os estudos na literatura não abordam de forma eficaz o problema de provisionamento de recursos em função das necessidades dos clientes, pois consideram em sua maioria um conjunto limitado de objetivos a serem analisados e cumpridos. No projeto de mestrado vinculado à esta proposta de pesquisa, um framework de otimização é proposto. Esse framework é utilizado apenas em caso de violações no SLA, após o SLA ser estabelecida. De acordo com os resultados obtidos até agora, observou-se que a maioria dos SLAs recém estabelecidos apresentaram violações no acordo, assim, identificou a necessidade de uma otimização antes do SLA ser implantado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO DE AZEVEDO, LEONILDO JOSE; ESTRELLA, JULIO CEZAR; MOTTA TOLEDO, CLAUDIO FABIANO; REIFF-MARGANIEC, STEPHAN. A Multi-Objective Optimized Service Level Agreement Approach Applied on a Cloud Computing Ecosystem. IEEE ACCESS, v. 8, p. 122469-122479, 2020. Citações Web of Science: 0.
DE AZEVEDO, LEONILDO J. M.; ESTRELLA, JULIO C.; NAKAMURA, LUIS H. V.; SANTANA, MARCOS J.; SANTANA, REGINA H. C.; TOLEDO, CLAUDIO F. MOTTA; BATISTA, BRUNO G.; REIFF-MARGANIEC, STEPHAN. Optimized Service Level Agreement Establishment in Cloud Computing. COMPUTER JOURNAL, v. 61, n. 10, p. 1429-1442, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.