Busca avançada
Ano de início
Entree

Apropriação do espaço escolar urbano por crianças residentes em área rural

Processo: 16/05709-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Leticia Michele Stencel
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia ambiental   Movimento dos sem-terra   Assentamento rural   Desenvolvimento humano   Ensino fundamental   Espaço urbano   Crianças   Diálogo   Teoria histórico-cultural   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | escola | Rural | Crianças de área rural na escola urbana

Resumo

Este projeto dialoga com estudos que argumentam que crianças residentes na área rural podem sofrer preconceitos relacionados ao seu pertencimento territorial, em particular quando frequentam a escola em área urbana. Essa condição ocorreria em virtude de estereótipos que envolvem o homem do campo, tido como "atrasado" em relação ao urbano, além de visões do próprio rural, visto apenas pelo aspecto da produção econômica, esquecendo-se que este ainda preserva diferentes modos de vida, mesmo com as mudanças tecnológicas que ocorrem no mundo globalizado. A pesquisa tem como objetivo investigar como crianças de 1º e 2º Ano, provenientes de um assentamento rural vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e de um distrito, ambos na região de Ribeirão Preto, apropriam-se do espaço escolar. O referencial teórico-metodológico apoia-se no conceito de apropriação do espaço, criado pela Psicologia Ambiental para caracterizar a relação do sujeito com o meio em que vive e a transformação em ambos nesta interação. Este conceito, fundamental para a construção de coesão social e da identidade dos sujeitos, na pesquisa, é instrumental para apreender a vivência de cada criança, de sua aprendizagem e desenvolvimento. Participarão da pesquisa crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental provenientes de dois tipos de ambiente rural: área de fazendas e sítios situadas em um Distrito e área de um assentamento rural, ambas localizadas na região de Ribeirão Preto (SP). Propõe-se que cinco crianças participem de cada área, totalizando dez e o método para a construção dos dados prevê a realização de: rodas de conversa; desenhos sobre os espaços que as crianças mais gostam; conversas com base em fotografias tiradas em momentos da chegada do transporte escolar e no uso do ambiente escolar. A análise dos dados será feita através do referencial histórico-cultural e da Psicologia Ambiental, considerando aspectos individuais e coletivos, a fim de encontrar elementos que aproximam e diferenciam as crianças provenientes das duas áreas rurais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)