Busca avançada
Ano de início
Entree

A invenção do corpo: gênese e retórica da figura humana no cinema

Processo: 16/06820-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 18 de setembro de 2016
Vigência (Término): 10 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Cristian da Silva Borges
Beneficiário:Edson Pereira da Costa Júnior
Supervisor no Exterior: Philippe Leon Modeste Georges Dubois
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França  
Vinculado à bolsa:14/09365-4 - A invenção do corpo: gênese e retórica da figura humana no cinema, BP.DR

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe um estudo sistemático da representação da figura humana pelo cinema. Pensando a linguagem e o dispositivo cinematográficos conjuntamente à economia figurativa da imagem fílmica, buscamos depreender e analisar diferentes regimes de composição da figura humana. O percurso que adotamos faz um contraponto à ideia de conformação entre o tratamento dado à imagem do corpo e os diferentes estados do cinema (primitivo, clássico, moderno e contemporâneo). Trabalhamos com a hipótese de existência de linhas de continuidade por meios das quais seria possível identificar padrões de figuração do corpo - pautados em seus aspectos pictóricos, modos de carnalidade, tipos de movimento e, de uma maneira geral, em sua plasticidade - que repercutam ao longo da história e dos estilos do cinema. Para identificar estes possíveis padrões e, assim, estabelecer ou esboçar uma taxionomia, o projeto adota uma perspectiva interdisciplinar, investigando até que ponto a natureza da figura humana cinematográfica é tributária de outros meios artísticos, como a pintura e a dança.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: