Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de extratos de planta hospedeira na fisiologia e secreção de proteínas em Xanthomonas citri subsp citri

Processo: 16/08400-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Cristina Elisa Alvarez Martinez
Beneficiário:Camila Yuri Ratagami
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citrus   Percepção de Quorum   Bacteriologia   Biofilmes

Resumo

A bactéria Xanthomonas citri subsp. citri (Xac) é o patógeno da doença denominada cancro cítrico, que afeta a citricultura de diversos países, causando muitos prejuízos econômicos. Diversos estudos recentes têm mostrado a existência de mecanismos de percepção de sinais químicos eliminados pelo hospedeiro em bactérias que colonizam animais e plantas. Para identificar este tipo de sinalização em Xac este projeto tem por objetivo analisar os efeitos induzidos pela presença de extratos de folha de planta hospedeira (laranja) na secreção de proteínas com papel na virulência e sobrevivência desta bactéria. Resultados preliminares levaram ao desenvolvimento de um protocolo eficiente de extração de proteínas de sobrenadante de culturas de Xac, que resultou na detecção de proteínas diferencialmente secretadas em amostras cultivadas na presença de extrato de laranja. Observamos também que a adição de extrato de plantas não-hospedeiras não induz um comportamento diferenciado de secreção de proteínas, mostrando um perfil semelhante à amostra sem suplementação. Portanto, este projeto tem como objetivo dar continuidade a este estudo, ampliando a análise para que seja possível obter o perfil global de proteínas com secreção diferencial nestas condições. Além disto, as proteínas diferencialmente secretadas serão caracterizadas para a confirmação dos dados obtidos pela análise de secretoma. Este projeto pretende também analisar a influência de sinais químicos presentes em extratos de plantas em aspectos fisiológicos da bactéria, como formação de biofilme, motilidade de Xac e atividade de enzimas degradativas secretadas. Estas características são afetadas por sinais químicos provenientes de plantas hospedeiras em outras espécies de bactérias. Com este estudo pretendemos compreender melhor o papel da sinalização planta-patógeno na fisiologia de Xac.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CESETI, LUCAS M.; DE SANTANA, ELIANE S.; RATAGAMI, CAMILA Y.; BARREIROS, YASMIN; LIMA, LIDIA DOS PASSOS; DUNGER, GERMAN; FARAH, CHUCK S.; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA E. The Xanthomonas citri pv. citri Type VI Secretion System is Induced During Epiphytic Colonization of Citrus. Current Microbiology, v. 76, n. 10, p. 1105-1111, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.
BAYER-SANTOS, ETHEL; LIMA, LIDIA DOS PASSOS; CESETI, LUCAS DE MORAES; RATAGAMI, CAMILA YURI; DE SANTANA, ELIANE SILVA; DA SILVA, ALINE MARIA; FARAH, CHUCK SHAKER; ALVAREZ-MARTINEZ, CRISTINA ELISA. Xanthomonas citri T6SS mediates resistance to Dictyostelium predation and is regulated by an ECF sigma factor and cognate Ser/Thr kinase. ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY, v. 20, n. 4, SI, p. 1562-1575, APR 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.