Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia integrativa do táxon Ophiothrix (Ophiothrix) angulata (Ophiotrichidae, Ophiuroidea), espécie críptica com ocorrência em duas ecorregiões do Brasil

Processo: 16/06877-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Michela Borges
Beneficiário:Letícia Dias de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Código de barras de DNA taxonômico   Ophiuroidea

Resumo

O objetivo deste projeto é realizar um estudo taxonômico para o seguro reconhecimento e delimitação de Ophiothrix (Ophiothrix) angulata (Ophiotrichidae, Ophiuroidea). Esta revisão taxonômica se faz necessária, pois o táxon apresenta grande variação morfológica e estudos envolvendo espécimes da costa brasileira são escassos. Portanto, pela primeira vez na literatura, será realizada a taxonomia integrativa de grupo de Ophiuroidea com base em caracteres morfológicos externos e internos, morfometria e análises moleculares, a partir de espécimes de duas ecorregiões, (1) Sudeste do Brasil e (2) Ilhas Trindade e Martin Vaz. Para avaliar os aspectos moleculares, será realizada análise genética de DNA mitocondrial (CO1 e 16S) e, em relação aos aspectos morfológicos, além da morfometria, serão analisadas, descritas e ilustradas estruturas diagnósticas do disco e braços, incluindo vértebras e placas braquiais, elementos corporais que vêm se mostrando muito consistentes no estudo e delimitação de linhagens de Ophiuroidea. Devido às peculiaridades de cada ecorregião, os espécimes serão comparados para verificar se representam diferentes linhagens e esclarecer a delimitação da espécie na costa brasileira. Ao final das análises, os resultados serão avaliados de forma integrativa, possibilitando a delimitação mais precisa do táxon, contribuindo para o conhecimento da biodiversidade de Ophiuroidea no Brasil e entendimento dos processos de especiação ao longo da plataforma continental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS ALITTO, RENATA APARECIDA; ZACAGNINI AMARAL, ANTONIA CECILIA; DE OLIVEIRA, LETICIA DIAS; SERRANO, HELENA; SEGER, KARIN REGINA; BORGES GUILHERME, PABLO DAMIAN; DI DOMENICO, MAIKON; CHRISTENSEN, ANA BEARDSLEY; LOURENCO, LUCIANA BOLSONI; TAVARES, MARCOS; BORGES, MICHELA. Atlantic West Ophiothrix spp. in the scope of integrative taxonomy: Confirming the existence of Ophiothrix trindadensis Tommasi, 1970. PLoS One, v. 14, n. 1 JAN 23 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.