Busca avançada
Ano de início
Entree

"nanopartículas líquido-cristalinas de fitantriol responsivas a lipases e ao pH para liberação controlada de fármacos"

Processo: 16/03735-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Watson Loh
Beneficiário:Iris Renata Sousa Ribeiro
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Enzimas   Concentração de íons de hidrogênio

Resumo

Neste projeto, propõe-se a utilização de sistemas dispersos de fases líquido-cristalinas com capacidade de responder a estímulos presentes em infecções fúngicas, os quais são pH ácido e alta concentração de lipases. Espera-se uma liberação controlada de fármacos incorporados a esses sistemas como consequência de sua biorresponsividade. Com isto, uma menor quantidade de fármaco pode ser administrada, possibilitando a redução dos efeitos colaterais relacionados ao tratamento. Os sistemas serão constituídos por fitantriol, água e surfactante (éster graxo de indometacina, derivado imina de gliceraldeído, di-octil sulfossuccinato de sódio e cloreto de decil-betaína). O fitantriol é um composto com capacidade de formar fases cúbicas bicontínuas em regime diluído sob temperatura fisiológica e apresenta resistência à ação das enzimas. Por sua vez, os surfactantes empregados atuarão como substratos para as enzimas ou serão sensíveis ao pH ácido. A modificação na estrutura dos surfactantes após a exposição às enzimas e ao meio ácido deve promover mudanças de fase nos sistemas dispersos, as quais serão correlacionadas com o perfil cinético de liberação de fármacos-modelo. Com este estudo, espera-se obter uma nova plataforma inteligente com potencial para uma drástica redução nos efeitos colaterais associados ao tratamento prolongado de infecções fúngicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, IRIS R.; IMMICH, MAIRA F.; LUNDBERG, DAN; POLETTO, FERNANDA; LOH, WATSON. Physiological neutral pH drives a gradual lamellar-to-reverse cubic-to-reverse hexagonal phase transition in phytantriol-based nanoparticles. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 177, p. 204-210, MAY 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.