Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos de diferentes inibidores farmacológicos da enzima Ácido Graxo Sintase (FASN) sobre o ciclo celular e apoptose associados a alterações morfológicas de células de carcinoma espinocelular oral humano (SCC-9)

Processo: 16/07129-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Débora Campanella Bastos
Beneficiário:Isadora Ferrari Teixeira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Neoplasias bucais   Triclosan   Ciclo celular

Resumo

A enzima ácido graxo sintase (FASN) é responsável pela síntese endógena de ácidos graxos de cadeia longa a partir dos precursores acetil-CoA e malonil-CoA. Estruturalmente, a FASN é formada por duas cadeias polipeptídicas com sete diferentes sítios catalíticos e é expressa em vários tipos de neoplasias malignas epiteliais associadas a um pior prognóstico na maioria delas, incluindo o carcinoma espinocelular (CEC) oral. Devido à expressão diferencial entre tecidos normais e neoplásicos, a enzima FASN surgiu como um alvo terapêutico promissor para o tratamento do câncer. Diversos inibidores da FASN foram demonstrados por conter propriedades antiproliferativas e antineoplásicas como na cerulenina (CER) e seu derivado sintético, C75, que inibem o sítio KS da FASN, bem como o antibiótico triclosan (TCS) ligante do domínio ER, além do fármaco anti-obesidade, orlistat (ORL) que inibe o domínio TE da FASN. Estudos prévios do nosso grupo mostraram que o tratamento com ORL reduziu o volume dos tumores primários de CEC oral e promoveu parada no ciclo celular e apoptose em células de CEC oral (SCC-9). Foi demonstrado também que a inibição farmacológica de diferentes sítios catalíticos da FASN pode interferir em vias metabólicas distintas em células normais e tumorais de próstata. Assim, o objetivo desse estudo é comparar o efeito de diversos inibidores farmacológicos da FASN sobre o ciclo celular e apoptose associando com alterações morfológicas em células SCC-9.