Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de óleos funcionais associado a enzima amilolítica na alimentação de vacas em lactação

Processo: 16/02445-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Francisco Palma Rennó
Beneficiário:Guilherme Gomes da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Produção de leite   Aditivos   Fermentação ruminal   Amido   Nutrição animal

Resumo

Na Busca por melhores índices produtivos exigidos pelo cenário lácteo atual, surgiram novas alternativas que influenciam positivamente o desempenho produtivo do animal, como por exemplo, a utilização de ionóforos na alimentação de bovinos. Dentre estes, podemos citar a Monensina, produto que atua na manipulação da fermentação ruminal, refletindo em melhores índices produtivos. Como os ionóforos são classificados como antibióticos e seu uso pode causar um impacto negativo na sociedade consumidora, produtos naturais vem sendo desenvolvidos e utilizados. Dentre estes produtos naturais, podemos citar a utilização de óleos essenciais (como por exemplo, o produto Crina® Ruminants, DSM-Tortuga), composto que inclui óleo de timol, eugenol, vanilina e limoneno. Sendo o amido um dos principais constituintes da dieta, o uso de produtos que sejam capazes de melhorar sua degradabilidade e consequente utilização pelo animal vem sendo estudada. A utilização enzimas exógenas na alimentação de vacas leiteiras ainda é limitada, porém seu uso é justificado pela busca de melhores índices produtivos e econômicos. Estudos já mostraram a efetividade do uso de enzimas amilolíticas exógenas no desempenho de vacas em lactação, devido ao aumento na produção de leite pela melhora na digestibilidade total de nutrientes e aumento do fluxo de proteína microbiana. Assim, o presente estudo será conduzido para avaliar a utilização de óleos essências (Crina® Rumints, DSM-Tortuga), associado à enzima amilolítica exógena (RumiStar®, DSM-Tortuga) na alimentação de vacas leiterias em lactação e será mensurado os efeitos sobre consumo e digestibilidade aparente total da matéria seca e nutrientes, fermentação ruminal e síntese de proteína microbiana, produção e composição do leite, concentrações de parâmetros sanguíneos e balanço de nitrogênio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, GUILHERME G.; TAKIYA, CAIO S.; DEL VALLE, TIAGO A.; DE JESUS, ELMESON F.; GRIGOLETTO, NATHALIA T. S.; NAKADONARI, BIANCA; CORTINHAS, CRISTINA S.; ACEDO, TIAGO S.; RENNO, FRANCISCO P. Nutrient digestibility, ruminal fermentation, and milk yield in dairy cows fed a blend of essential oils and amylase. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 101, n. 11, p. 9815-9826, NOV 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Guilherme Gomes da. Utilização de óleos funcionais associado à enzima amilolítica na alimentação de vacas em lactação. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.