Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da ortografia de consoantes soantes em crianças do ciclo I do Ensino Fundamental

Processo: 16/03268-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Suellen Vaz de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia

Resumo

Propomos, nesta pesquisa, a investigação da relação de aspectos ortográficos de consoantes soantes com aspectos fonético-fonológicos da língua. Mais especificamente, buscamos investigar a relação do registro ortográfico dessas consoantes em todas as posições silábicas em que ocorrem no Português Brasileiro, bem como analisar de que forma o domínio dos grafemas referentes a essa grande classe se baseia numa possível hierarquia de traços distintivos. Ainda, investigaremos se o aumento do ano escolar influencia no registro desses grafemas. Três objetivos nortearão nossa pesquisa: (a) verificar em que medida o desempenho ortográfico de crianças se mostra mais, ou menos, (des)favorecido em relação às posições que as consoantes soantes podem preencher na estrutura da sílaba; (b) verificar ainda, nesse desempenho, quais traços fonológicos estão mais diretamente envolvidos nas relações grafemas-fonemas que apresentam maior facilidade/dificuldade de registro pelas crianças; e (c) comparar o desempenho ortográfico dessas consoantes nos diferentes anos escolares. Para responder aos objetivos, serão analisadas produções textuais de crianças de ambos os gêneros, com idades entre seis e dez anos, matriculadas em turmas do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública. Essas produções consistirão em recontagens de quatro narrativas e serão coletadas ao longo do segundo semestre letivo de 2016. Na análise dos dados, consideraremos a relação entre: (a) acertos e erros - bem como a classificação dos erros - com posições estruturais da sílaba; (b) substituições com hierarquia de traços distintivos; e (c) o registro gráfico de consoantes soantes com os diferentes anos escolares. Os resultados serão interpretados com base em postulados do modelo hierárquico da estrutura da sílaba (SELKIRK, 1982) e da geometria de traços (CLEMENTS AND HUME, 1995; CLEMENTS, 2001 E 2009).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRIAN VERZA AMARANTE; SUELLEN VAZ; CRISTYANE VILLEGA; LOURENÇO CHACON. Ortografia dos fonemas /l/ e /ɾ/ em posições complexas na escrita infantil: uma análise comparativa. CoDAS, v. 32, n. 6, p. -, 2020.
AMARANTE, MIRIAN VERZA; VAZ, SUELLEN; VILLEGA, CRISTYANE; CHACON, LOURENCO. Orthography of phonemes /l/ and /r/ in complex positions in children's writing: a comparative analysis. CoDAS, v. 32, n. 6 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.