Busca avançada
Ano de início
Entree

Abordagem peptidomimética de peptídeos cíclicos (orbitídeos) obtidos a partir de espécies de Jatropha brasileiras

Processo: 16/13148-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Vanderlan da Silva Bolzani
Beneficiário:Suelem Demuner Ramalho
Supervisor no Exterior: David Craik
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Queensland, Brisbane (UQ), Austrália  
Vinculado à bolsa:15/09533-7 - Ciclopeptídeos de plantas de ambientes extremos (bioma Caatinga): caracterização, função, síntese e avaliação do potencial antitumoral e imunossupressor, BP.PD
Assunto(s):Peptídeos cíclicos   Produtos naturais

Resumo

Os peptídeos têm um papel importante em diversos processos celulares em organismos vivos, incluindo plantas. Os peptídeos cíclicos (orbitídeos) por sua vez consistem em uma nova classe de compostos recentemente investigados em produtos naturais, e ainda pouco explorado no Brasil. Sabe-se também que a presença destas substâncias são restritas a certos grupos de taxa. Assim, a investigação desta classe de compostos pode ajudar a compreender a função dos peptídeos cíclicos, atualmente de grande relevância para as indústrias farmacêuticas e de cosméticos, sendo uma fonte de novos modelos moleculares para pesquisa de bioprospecção no Brasil. A abordagem peptidomimética é uma estratégia para obter uma coleção de análogos de peptídeos bioativos. A atividade destes compostos se refere a sua composição, sequência de aminoácidos e o arranjo espacial. Normalmente, as modificações envolvem alterações nos esqueletos dos peptídeos, que não ocorrem naturalmente. Esta estratégia tem um importante papel no desenvolvimento de compostos farmacêuticos à partir de peptídeos já conhecidos. A linha de pesquisa sobre os peptídeos cíclicos no Nubbe é recente, e os dados obtidos irão contribuir para a procura de novas moléculas, as quais estão envolvidas no desenvolvimento de bioprodutos e apresentam um grande potencial para se obter produtos inovadores. Neste estudo, sintetizaremos uma coleção de análogos de peptídeos, mimetizando os compostos que ocorrem naturalmente em espécies de Jatropha brasileiras, utilizando o método de fase sólida, baseado em estratégias para síntese linear, inversa, retro e retro-reversa. Assim, para desenvolver esta pesquisa no exterior foi estabelecida uma colaboração com o Professor Dr. David J. Craik, pertencente ao Institute for Molecular Biosience, The University of Queensland, Brisbane-Austrália, que é um dos principais pesquisadores mundiais na área de proteínas circulares oriundas de plantas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMALHO, SUELEM D.; WANG, CONAN K.; KING, GORDON J.; BYRIEL, KARL A.; HUANG, YEN-HUA; BOLZANI, VANDERLAN S.; CRAIK, DAVID J. Synthesis, Racemic X-ray Crystallographic, and Permeability Studies of Bioactive Orbitides from Jatropha Species. Journal of Natural Products, v. 81, n. 11, p. 2436-2445, NOV 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.