Busca avançada
Ano de início
Entree

Ontogenia e homologia dos ossos dérmicos do crânio associados aos canais látero-sensoriais em actinopterígios basais (Vertebrata: Osteognathostomata)

Processo: 16/06677-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 04 de outubro de 2016
Vigência (Término): 03 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Flávio Alicino Bockmann
Beneficiário:Pedro Pereira Rizzato
Supervisor no Exterior: Eric James Hilton
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Virginia Institute of Marine Science (VIMS), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/10849-6 - Atlas anatômico de Polypteriformes: uma análise comparativa dos gnatostomados basais, BP.DR
Assunto(s):Ictiologia   Anatomia animal   Biologia comparada   Homologia   Polypteriformes   Peixes

Resumo

Há muita discussão na literatura morfológica sobre o papel do sistema látero-sensorial, especialmente os neuromastos indutores de canais, na formação dos ossos dérmicos. Alguns autores defendem a hipótese de uma integração no desenvolvimento do sistema de canais látero-sensoriais e de alguns dos ossos dérmicos do crânio, e consequentemente assumem que a presença dos canais poderia ser utilizada como referência para definir a homologia dos ossos entre os táxons. Outros autores, entretanto, argumentam que a relação entre a formação dos canais látero-sensoriais e a origem dos ossos dérmicos é apenas topográfica, e não causal, embora seu desenvolvimento (i. e., ontogenia) possa vir a tornar-se acoplado em alguns táxons. Essas duas hipóteses distintas resultaram em conflitos e controvérsias sobre a identidade (i. e., homologia) de alguns desses ossos, especialmente em táxons anatomicamente divergentes, como os peixes actinopterígios basais. Séries de desenvolvimento são uma das mais importantes fontes de dados morfológicos que podem ser utilizados para acessas questões de homologia. Em primeiro lugar, e mais importante, dados comparativos de desenvolvimento contribuem para gerar hipóteses consistentes de homologia primária para serem codificadas em matrizes filogenéticas, dessa forma aumentando a robustez da análise. Outro valor da ontogenia é como caracteres em si, especialmente no contexto de estudos comparativos do desenvolvimento. O objetivo do presente projeto é descrever e comparar, utilizando séries de desenvolvimento de representantes dos grupos basais de Actinopterygii - Polypteriformes, Acipenseriformes, Lepisosteiformes e Amiiformes - o desenvolvimento ontogenético dos ossos dérmicos do crânio relacionados aos canais do sistema látero-sensorial, e utilizar os dados da ontogenia desses ossos para estabelecer sua homologia entre os grupos de actinopterígios basais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DATOVO, ALESSIO; RIZZATO, PEDRO P. Evolution of the facial musculature in basal ray-finned fishes. Frontiers in Zoology, v. 15, OCT 25 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.