Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerenciamento de risco da transmissão sexual do HIV entre pessoas vivendo com o HIV/AIDS

Processo: 15/23008-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 20 de novembro de 2016
Vigência (Término): 19 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Doenças Contagiosas
Pesquisador responsável:Renata Karina Reis
Beneficiário:Renata Karina Reis
Anfitrião: Bruno Spire
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: Aix-Marseille Université (AMU), França  
Assunto(s):Prevenção de doenças transmissíveis   Parceiros sexuais   HIV   Comportamento sexual

Resumo

Apesar das conquistas notáveis nos últimos 30 anos, a infeção pelo vírus da imunodeficiencia humana (HIV) continua sendo uma grande ameaça para a saúde pública. Enquanto em muitos países o número de novas infecções do HIV continua a diminuir em diferentes regiões do mundo e na América Latina de 20015 a 2013. No Brasil no mesmo período, o número de novas infecções aumentou 11%. Desta forma, é necessário avançar quanto ao enfrentamento da epidemia da aids no país. Desafios ainda persistem para abordagem da sexualidade no país e apesar do crescente papel da sorodiscordância na epidemia global da infecção pelo HIV/aids, estratégias voltadas especificamente para os casais sorodiscordantes são inexistentes ou inadequados. Diante disto, A implementação e a eficácia de estratégias preventivas combinadas para a prevenção da transmissão sexual do HIV tem sido o foco de muitos estudos. O gerenciamento do risco de transmissão sexual do HIV pelas pessoas vivendo com o HIV/aids e seus parceiros deve fazer parte do aconselhamento pela equipe de saúde a fim de ajudá-los na decisão e escolha consciente sobre a eficácia do uso de um método preventivo sozinho e a combinação destes na transmissão sexual do HIV. Portanto, o objetivo geral deste estudo é aanalisar os preditores para o gerenciamento de risco da transmissão sexual do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis e sua associação com aspectos sociodemográficas, comportamentais, clínicas e psicossociais. Trata-se de um estudo prospectivo, analítico que será realizado em Ribeirão Preto-SP nos serviços especializados no atendimento em HIV/aids (SAE). Os dados serão coletados por meio de entrevista individual com os indivíduos utilizando um instrumento semiestruturado. Serão convidados a participar do estudo pessoas vivendo com o HIV/aids maiores de 18 anos, estar em acompanhamento clínico-ambulatorial nos serviços escolhidos e comparecer aos retornos médicos agendados no período de estudo; e ter parceiro (a) sexual soronegativo ao HIV. Os dados coletados serão duplamente digitalizados e organizados em planilhas do programa Microsoft Excel e analisados estatisticamente por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 17.0. Será utilizado estatística descritiva, para caracterizar os participantes quanto às variáveis coletadas. Para verificar a associação entre as variáveis do estudo com relação às variáveis relacionadas ao gerenciamento do risco de transmissão do HIV será realizado o teste Qui-quadrado. Posteriormente, os preditores serão analisados por modelos de regressão logística univariada e multivariada, nos quais serão calculados o Odds Ratio (OR) bruto e o OR ajustado com seus respectivos intervalos de confiança de 95%. Os valores de p menores que 0,05 serão considerados significativos. O estudo será submetido ao Comitê de ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, RENATA KARINA; MILANES SOUSA, LAELSON ROCHELLE; MELO, ELIZABETE SANTOS; FERNANDES, NILO MARTINEZ; SORENSEN, WILLIAM; GIR, ELUCIR. Predictors of HIV Status Disclosure to Sexual Partners Among People Living with HIV in Brazil. AIDS AND BEHAVIOR, v. 25, n. 11, p. 3538-3546, . (15/23008-2)
RENATA KARINA REIS; ELIZABETE SANTOS MELO; NILO MARTINEZ FERNANDES; MARCELA ANTONINI; LIS APARECIDA DE SOUZA NEVES; ELUCIR GIR. Uso inconsistente do preservativo entre parcerias sexuais sorodiferentes ao vírus da imunodeficiência humana. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, p. -, . (15/23008-2)
MILANES SOUSA, LAELSON ROCHELLE; ELIAS, HENRIQUE CIABOTTI; FERNANDES, NILO MARTINEZ; GIR, ELUCIR; REIS, RENATA KARINA. Knowledge of PEP and PrEP among people living with HIV/aids in Brazil. BMC PUBLIC HEALTH, v. 21, n. 1, . (15/23008-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.