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Efeitos do ruído contralateral no p300 em escolares: diferentes parâmetros de avaliação

Processo: 16/06578-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Thalita Ubiali
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Vias eferentes   Audição   Potenciais evocados auditivos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | potenciais evocados auditivos | vias eferentes | Neuro-Audiologia

Resumo

O sistema auditivo eferente conecta o córtex auditivo aos receptores sensoriais da cóclea através do sistema olivococlear, o qual faz sinapses com as células ciliadas externas e com os dendritos das fibras nervosas aferentes que se conectam às células ciliadas internas. A maioria dos estudos que investigaram a atividade eferente em humanos tiveram como foco a supressão das emissões otoacústicas, que pode ser observada de maneira não invasiva, a partir da estimulação contralateral com ruído de banda larga, pois o ruído ativa o feixe olivococlear medial, alterando o ganho coclear. Entretanto, os mecanismos neurofisiológicos e as implicações clínicas do sistema auditivo eferente, especialmente em regiões mais altas do sistema nervoso auditivo central, ainda não foram esclarecidos. Alguns pesquisadores estudaram o efeito do ruído nas respostas dos potenciais evocados auditivos de longa latência, como o P300, porém, ainda não existe na literatura um protocolo de avaliação e nem dados de normalidade na população pediátrica com desenvolvimento normal. Assim, o objetivo do presente estudo será analisar diferentes parâmetros de avaliação do P300 com ruído contralateral em crianças em idade escolar, usando estímulo tone burst e estímulo de fala, além de testar diferentes relações sinal-ruído (SR), a fim de verificar os melhores parâmetros de avaliação do P300 com ruído contralateral nessa população. Método: Serão avaliadas 70 crianças normo-ouvintes em desenvolvimento típico entre oito e 14 anos de idade (G1). O P300 será coletado sem e com ruído branco contralateral em diferentes relações SR (SR = 0 e SR = +10) utilizando estímulo tone burst e em seguida será utilizado estímulo de fala com ruído contralateral na relação SR +10. Numa segunda etapa do projeto, serão avaliadas 24 crianças com queixas escolares (G2) e comparadas com um grupo de crianças em desenvolvimento típico pareadas por idade e sexo (G1A). Resultados Esperados: Ao final da pesquisa, espera-se estabelecer o protocolo mais adequado para avaliação dos efeitos do ruído contraletral no P300 em crianças em idade escolar, além de obter dados de normalidade na população pediátrica em desenvolvimento típico. Além disso, os resultados contribuirão com informações sobre: a maturação da via auditiva eferente; o processamento de estímulos de fala nas vias auditivas ascendentes e descendentes; e, por fim, o processamento de sinais acústicos (por tons puros e estímulos de fala) em crianças com queixas escolares.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UBIALI, Thalita. Efeitos do ruído contralateral nos potenciais corticais em escolares: diferentes parâmetros de avaliação. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.

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