Busca avançada
Ano de início
Entree

Prática pedagógica de professores de Ciências da Natureza e Matemática do ensino médio de escolas de ensino integral

Processo: 16/12988-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Beneficiário:Ana Ruth Ribeiro Pinheiro
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Santa Bárbara D'Oeste , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21973-2 - Pesquisa- Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral, AP.R
Assunto(s):Ensino de física   Ensino de química   Ensino de matemática   Ensino médio   Mediação pedagógica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Física | Ensino de Matemática | Ensino De Química | Ensino Médio | Mediação Pedagógica | representações semióticas | Ciências da Natureza e Matemática

Resumo

O presente plano de trabalho visa atender aos subprojetos relacionados abaixo -Iniciação Científica, TCC e de Mestrado- integrados ao projeto "Pesquisa- Intervenção na Prática Pedagógica de Professores de Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio de Escolas de Ensino Integral" fornecendo subsídios necessários para o seu desenvolvimento. Pesquisadores beneficiados com o apoio técnico: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello, Lorival Fante Junior, Carolina José Maria, Josemeri Aparecida Jamielniak, Gláucia Uliana Pinto, Luiz Carlos Claro. Projetos de Iniciação Científica beneficiados com o apoio técnico. a- "Pesquisa- intervenção na prática pedagógica de professores de física do ensino médio de escolas de ensino integral". b- "Pesquisa- intervenção na prática pedagógica de professores de química do ensino médio de escolas de ensino integral". c- "Pesquisa- intervenção na prática pedagógica de professores de matemática do ensino médio de escolas de ensino integral". Trabalho de conclusão de curso: "O ensino-aprendizagem de conceitos de ciências/física a alunos cegos". Projeto de Mestrado: "A Escola de tempo integral e o ensino de Física: Uma análise das práticas epistêmicas utilizadas em aulas experimentais de Física do ensino médio". Trata-se de uma pesquisa cooperativa que pretende investigar as práticas de professores de Física, Química e Matemática em sala de aula do ensino médio e contribuir para a melhoria da mediação pedagógica e da qualidade da aprendizagem dos alunos. Pretende-se montar um grupo de trabalho- profissionais da escola pública, professores formadores e professores em formação-, observar e propor algumas aulas sobre determinadas temáticas, filmá-las, transcrevê-las em detalhes e analisá-las em conjunto. O apoio técnico permitirá especialmente a organização e preparo de experimentos, seleção dos kits da Experimentoteca apropriados às temáticas estudadas, jogos e materiais de Matemática, organização dos materiais- de laboratório e outros equipamentos- que serão levados às escolas bem como a conferência do estado de devolução destes ao Núcleo de Educação em Ciências. O técnico deverá atuar no espaço físico do Núcleo de Educação em Ciências, que mantém todo o material e equipamentos para empréstimo aos professores, bolsistas e pesquisadores. Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista: * Apoio Técnico à organização e preparo de experimentos, organização dos materiais- de laboratório e outros equipamentos- que serão levados às escolas públicas, bem como a conferência do estado de devolução destes ao Núcleo de Educação em Ciências; * Apoio Técnico às filmagens das situações escolares (atividades de ensino e reuniões com professores e bolsistas); * Transferência das Filmagens realizadas para arquivos do projeto - Todos os projetos envolvidos preveem procedimentos de observação de situações de sala de aula, reuniões e entrevistas com professores. * Transcrição de fitas - Auxílio nas transcrições ortográficas das filmagens e gravações de acordo com os objetivos de cada subprojeto. * Organização do banco de dados - classificação e organização dos dados, relatórios e bibliografia específica de cada projeto; * Apoio técnico a informática- em especial quanto ao software NVIVO - serviços técnicos para a visualização dos dados; * Confecção de planilhas com dados dos projetos para a realização de relatórios e artigos científicos. * Outras atividades técnicas relacionadas aos projetos vinculados que envolvam o manuseio de material de laboratório para aulas de Ciências e Matemática, tais como kits de Ciências/Física/Química, jogos e objetos disponíveis para o ensino de Matemática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)