Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional de uma desintegrina da peçonha de Crotalus durissus collilineatus

Processo: 16/11578-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Eliane Candiani Arantes Braga
Beneficiário:Rafaella Varzoni Manzini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23236-4 - Toxinas animais nativas e recombinantes: análise funcional, estrutural e molecular, AP.TEM
Assunto(s):Adesão celular   Desintegrinas   Neoplasias   Movimento celular

Resumo

Acidentes com serpentes peçonhentas são um problema para a saúde pública nacional devido a sua frequência e gravidade. Os casos envolvendo serpentes do gênero Crotalus são mais graves, apresentando maior taxa de letalidade. A peçonha de serpente Crotalus durissus collilineatus é uma complexa mistura de vários componentes, entre eles, as desintegrinas. Essas proteínas atuam como um inibidor da integrina, uma proteína de adesão celular, desencadeando respostas transducionais, que podem levar as células à apoptose. Os objetivos deste trabalho são o isolamento e a caracterização estrutural e funcional de uma desintegrina da peçonha de serpente Crotalus durissus collilineatus. Para isto, a peçonha será fracionada por cromatografia de fase reversa em coluna C-18 e fração contendo a desintegrina será submetida a processos cromatográficos adicionais para isolar a desintegrina. A caracterização estrutural da molécula será realizada por sequenciamento amino-terminal e determinação da massa molecular por espectrometria de massas. Os ensaios de adesão celular e o de migração celular (cicatrização celular) serão realizados em linhagens de células HepG2, visando a caracterização funcional da desintegrina. Devido à possível ação das desintegrinas em tromboses, angiogêneses, mestástases, inflamação e outras doenças relacionadas com integrinas, este projeto é de grande relevância, já que visa esclarecer a ação da desintegrina da peçonha de C. d. Collilineatus em células cancerosas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, ISADORA SOUSA; MANZINI, RAFAELLA VARZONI; FERREIRA, ISABELA GOBBO; CARDOSO, IARA AIME; FIGUEIREDO BORDON, KARLA DE CASTRO; THOMAZELA MACHADO, ANA RITA; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA; ROSA, JOSE CESAR; ARANTES, ELIANE CANDIANI. Cell migration inhibition activity of a non-RGD disintegrin from Crotalus durissus collilineatus venom. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, v. 24, OCT 20 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.