Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da administração de glutamato monossódico em neurônios que expressam o gene Kiss1 e sua correlação com distúrbios reprodutivos

Processo: 16/03082-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Renata Frazão
Beneficiário:Daniella Gonçalves de Paula
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociências   Obesidade   Puberdade   Células neuroendócrinas   Genes   Kisspeptinas   Hipotálamo   Glutamatos   Fenômenos reprodutivos fisiológicos

Resumo

A regulação neuroendócrina da reprodução é realizada pelo eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, por meio da ação do GnRH e de hormônios gonadotróficos, o LH e FSH. As kisspeptinas, produzidas pelos neurônios Kiss1, localizados no hipotálamo - especificamente no núcleo arqueado e anteroventral periventricular, em conjunto com o receptor GPR54, atuam como processadores de sinais externos em relação a reprodução, modulando os pulsos de GnRH. Sendo assim, alterações no peso corporal podem afetar essa sinalização e consequentemente a fertilidade. Estudos em modelo animal demonstraram o efeito do glutamato monossódico como indutor de obesidade, com evidências de destruição neuronal no núcleo arqueado no hipotálamo e associação com distúrbios reprodutivos. Este trabalho tem como objetivo avaliar se os déficits reprodutivos decorrentes da administração de glutamato monossódico ocorrem devido à danos em neurônios que expressam o gene Kiss1.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAMPIERI, THAIS TESSARI; BOHLEN, TABATA MARIZ; SILVEIRA, MARINA AUGUSTO; LANA, LARISSA CAMPISTA; DE PAULA, DANIELLA G.; DONATO, JOSE; FRAZAO, RENATA. Postnatal Overnutrition Induces Changes in Synaptic Transmission to Leptin Receptor-Expressing Neurons in the Arcuate Nucleus of Female Mice. NUTRIENTS, v. 12, n. 8 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.