Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação de obesidade e atividade física com a prevalência e gravidade das disfunções temporomandibulares em adolescentes

Processo: 16/03225-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Daniela Aparecida de Godoi Gonçalves
Beneficiário:Paula Cristina Jordani Ongaro
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Fatores de risco   Disfunção temporomandibular   Atividade física   Dor facial   Adolescentes   Obesidade

Resumo

Obesidade é uma doença crônica e prevalente, atingindo de maneira progressiva crianças e adolescentes. Além de ser um fator de risco para doença cardiovascular, evidências sugerem que a obesidade está associada com alguns tipos de dores crônicas, especialmente as musculoesqueléticas. Dessa forma, nossa hipótese é que a obesidade também seja comórbida com a disfunção temporomandibular (DTM), uma condição dolorosa musculoesquelética da região orofacial, de alta prevalência entre adultos e adolescentes. Objetivo: Testar se a obesidade e a atividade física estão associadas a presença e severidade da DTM dolorosa nos adolescentes. Métodos: O cálculo amostral definiu n=600. Os participantes serão estudantes de escolas públicas municipais e particulares de Araraquara, SP. A amostra será estratificada de acordo com a presença de DTM (conforme o RDC-Eixo I) e caracterização nutricional (Índice de Massa Corporal, Bioimpedância, Pregas Cutâneas e Circunferência Abdominal). Serão descritas informações sócio-demográficas de acordo com a presença de DTM dolorosa. Outras variáveis serão avaliadas através de instrumentos validados incluindo cefaleias primárias, apneia obstrutiva do sono, avaliação do grau de atividade física, estágio de maturação sexual e depressão. Regressão logística multivariada será utilizada para estimar o odds ratio. O teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher será utilizado para estudo das associações de interesse, razão de prevalência (RP) e intervalo de confiança de 95% (IC) serão aplicados. O nível de significância adotado será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORDANI, PAULA C.; CAMPI, LETICIA B.; BRAIDO, GUILHERME V. V.; FERNANDES, GIOVANA; VISSCHER, CORINE M.; GONCALVES, DANIELA A. G. Obesity, sedentarism and TMD-pain in adolescents. Journal of Oral Rehabilitation, v. 46, n. 5, p. 460-467, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ONGARO, Paula Cristina Jordani. Associação de obesidade e sedentarismo com a presença das disfunções temporomandibulares dolorosas em adolescentes. 2018. 75 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.