Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do mecanismo citotóxico de derivados sintéticos da seriniquinona em linhagens de melanoma

Processo: 16/10854-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Leticia Veras Costa Lotufo
Beneficiário:Amanda Soares Hirata
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia experimental   Melanoma   Sobrevivência celular   Transformação celular neoplásica   Citotoxicidade   Bioprospecção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dermcidina | melanoma | Seriniquinona | Oncologia Experimental

Resumo

O câncer é uma das principais causas de morte hoje no mundo, tornando essencial o desenvolvimento de novos tratamentos. Diversos alvos terapêuticos têm sido explorados a partir do conhecimento de bases moleculares da tumorigênese e o gene DCD, que codifica a proteína dermicidina, é um exemplo que vem sendo estudado mais recentemente. Por conseguinte, sua função em neoplasias está pouco elaborada, com apenas evidências pontuais relacionadas a proliferação, migração, invasão, sobrevivência e resistência celular. Através da bioprospecção de metabólitos secundários de bactérias marinhas, foi isolado o composto seriniquinona provindo da bactéria do gênero Serinicoccus, que tem como alvo a proteína dermicidina, regulando sua expressão e induzindo morte celular por autofagia seletivamente em linhagens de melanoma. Diante de tais resultados promissores, 4 análogos estruturais da seriniquinona foram sintetizadas com o intuito de aumentar sua citotoxicidade e seletividade para as células de melanoma e aprimorar fatores farmacocinéticos. À vista disso, o presente projeto tem como objetivo avaliar a citotoxicidade dessas moléculas em linhagens de melanoma e de células normais através do método de MTT. Assim, esse será o primeiro passo para futuros estudos do mecanismo de ação e da relação desses compostos com a dermicidina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HAMMONS, JUSTIN C.; TRZOSS, LYNNIE; JIMENEZ, PAULA C.; HIRATA, AMANDA S.; COSTA-LOTUFO, LETICIA V.; LA CLAIR, JAMES J.; FENICAL, WILLIAM. Advance of Seriniquinone Analogues as Melanoma Agents. ACS Medicinal Chemistry Letters, v. 10, n. 2, p. 186-190, . (16/10854-5, 18/07661-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.