Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino e avaliação do seguimento de direção do olhar para crianças com autismo: análise dos padrões de movimentos oculares via eyetracking

Processo: 16/07852-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Carolina Coury Silveira de Almeida
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/08837-8 - Desenvolvimento de um conjunto de tarefas não-arbitrárias para o ensino de relações interpessoais e espaciais para indivíduos com repertório verbal limitado, BE.EP.DR
Assunto(s):Transtorno autístico   Análise do comportamento

Resumo

O comportamento de seguir a direção do olhar de outro indivíduo a um objeto de interesse, tem sido considerado pré-requisito para emissão de respostas mais complexas de atenção conjunta e tomada de perspectiva. Frequentemente, crianças com autismo apresentam déficits severos neste repertório. O objetivo do primeiro experimento é estender os resultados de Gould, Tarboux, O'hora, Noone e Bergstrom (2011), em que três participantes autistas deverão aprender a seguir o olhar de diferentes figuras modelo (rostos de perfil direcionadas para um objeto à sua esquerda ou direita). Para isto será realizada uma replicação do procedimento de treino de múltiplos exemplares, com modificações no ensino e nos testes que visam produzir maior acurácia da generalização dos comportamentos ensinados para contexto natural. O segundo experimento investigará o comportamento de seguimento do olhar via um instrumento de eyetracking. Empregando este equipamento, será possível verificar individualmente registros precisos de tempo de observação dos estímulos modelo e padrões de rastreamento do modelo ao estímulo comparação correto, capacitando um entendimento aprofundado do processo de aprendizagem do seguimento do olhar. A comparação entre os resultados dos dois experimentos com o estudo original permitirá identificar a influência dos parâmetros no ensino do seguimento da direção do olhar.