Busca avançada
Ano de início
Entree

Autonomia e integração econômica: o caso Uwa um estudo dos efeitos produzidos pela integração da comunidade indígena Uwa ao sistema geral de participações (SGP)

Processo: 15/21327-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Maurício Paiva Andion Arruti
Beneficiário:Anggie Marcela López Aldana
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Povos indígenas   Direitos indígenas   Colômbia   Integração econômica   Autonomia financeira

Resumo

Este projeto tem como objetivo compreender a relação que se estabelece entre as formas pelas quais o povo Uwa é afetado pela integração ao Sistema Geral de Participações (SGP) e o modo pelo qual, neste processo, a comunidade assume, entende e apropria a noção de autonomia (noção que lhes é proposta desde a Constituição até o nível da gestão das políticas públicas). Minha análise se voltará para o tema em três dimensões. Uma primeira dimensão é a tensão entre as normas e o funcionamento prático do processo de repasse orçamental, conhecido como "transferências". Uma segunda são as mudanças nas dinâmicas de reprodução social da comunidade sob o impacto das transferências. Finalmente, a terceira aborda o conceito de "autonomia": como a comunidade Uwa se apropria do termo proposto na legislação e nas políticas, atribuindo-lhe sentidos próprios. Nossa hipótese é de que estas três dimensões impactam umas sobre as outras e de que as reconstruções nativas da noção de autonomia também impactam sobre a reprodução social dessas comunidades. A formulação deste projeto é o resultado das inquietações que saíram à luz nas sucessivas conversas estabelecidas com as autoridades tradicionais e políticas do povo Uwa durante a realização do meu trabalho de campo para o projeto de graduação. Nelas se evidenciou que a inclusão econômica havia redundado em uma série de efeitos prejudiciais para seu funcionamento social e a necessidade de compreender melhor as novas dinâmicas geradas e os efeitos sobre a vida da comunidade. A análise aqui proposta tem também a intenção de contribuir para a reflexão indígena sobre o processo de inclusão econômica. (AU)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.