Busca avançada
Ano de início
Entree

Vetores (Culicidae: Anopheles) de malária em assentamentos rurais na Amazônia Brasileira

Processo: 16/08562-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores
Pesquisador responsável:Maria Anice Mureb Sallum
Beneficiário:Sandra Sayuri Nagaki
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/26229-7 - Genômica de paisagens em gradientes latitudinais e ecologia de Anopheles darlingi, AP.TEM
Assunto(s):Assentamento rural   Malária   Anopheles
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anopheles | assentamento rural | Espécies crípticas | Identificacao | Infectividade dos vetores | malária | Entomologia de Saúde Pública

Resumo

As modificações estruturais e funcionais das paisagens naturais, causadas pelas atividades humanas, criam condições ecológicas e ambientais que favorecem o estabelecimento e circulação de mosquitos vetores e dos patógenos associados à malária humana na Amazônia brasileira. Concomitantemente, os padrões de ocupação do solo associados com os processos de migração humana representam um dos desafios enfrentados tanto pelo programa de controle de malária como pela vigilância entomológica. O processo de degradação da floresta Amazônica tem propiciado a formação de mosaicos heterogêneos formados por fragmentos de mata entremeados por áreas utilizadas para atividades agrícolas, pecuária, piscicultura, mineração, construção de estradas e formação de lagos de usinas hidrelétricas. As espécies de anofelinos, que atuam como vetores de Plasmodium spp., são capazes de se adaptar às mudanças microclimáticas provocadas pelas alterações ambientais relacionadas aos distintos padrões de ocupação do solo. Como resultado, o risco de ocorrência de epidemias de malária nessas áreas, em geral, aumenta consideravelmente, podendo envolver tanto vetores primários como secundários. Dessa maneira, tanto a distribuição como a incidência de malária apresentam distribuição espaço temporal heterogênea que depende de fatores ambientais e ecológicos, além de determinantes econômicos e demográficos. Dessa maneira, para que as campanhas de controle de malária tenham sucesso é fundamental conhecer as populações dos mosquitos Anopheles envolvidas na transmissão de Plasmodium. Os objetivos deste estudo são: 1) Determinar as espécies de Anopheles que participam da dinâmica de transmissão da malária nos ambientes peridomiciliar e na margem da mata, além de An. darlingi; 2) Verificar a infecção por Plasmodium nas espécies de Anopheles presentes nos ambientes peridomiciliar e na margem da mata, além de An. darlingi; 3) Mapear os polimorfismos de nucleotídeos únicos no genoma da espécie que se apresentar mais abundante e mais frequentemente infectada por Plasmodium, além de An. darlingi; 4) Detectar mutações de nucleotídeos únicos nas regiões genômicas envolvidas na suscetibilidade dos mosquitos à infecção por Plasmodium spp. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGAKI, SANDRA SAYURI; CHAVES, LEONARDO S. M.; LOPEZ, ROSSANA VEONICA MENDOZA; BERGO, EDUARDO S.; LAPORTA, GABRIEL Z.; CONN, JAN E.; SALLUM, MARIA ANICE MUREB. Host feeding patterns of Nyssorhynchus darlingi (Diptera: Culicidae) in the Brazilian Amazon. Acta Tropica, v. 213, . (16/08562-6, 14/26229-7, 14/09774-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.