Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da matéria orgânica na cinética de dessorção de elementos potencialmente tóxicos em solos de horta

Processo: 16/13225-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 03 de outubro de 2016
Vigência (Término): 02 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni
Beneficiário:Eloá Moura Araújo
Supervisor no Exterior: Daniel G. Strawn
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Idaho, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/25416-0 - Bioconcentração e cinética de dessorção de elementos potencialmente tóxicos em solos cultivados com hortaliças nos sistemas orgânico e convencional, BP.DR
Assunto(s):Metais pesados   Biodisponibilidade   Adubos orgânicos   Química do solo   Granulometria do solo

Resumo

Plantas demandam da solução do solo nutrientes para o seu crescimento. No entanto, elementos potencialmente tóxicos (EPTs) também podem ser absorvidos e acumulados nos órgãos e tecidos da planta, e esse é uma importante via de entrada dos EPTs na cadeia alimentar. O estudo da dinâmica desses elementos no solo é fundamental para um melhor entendimento dos fatores que influenciam a transferência solo-planta. Estudos de cinética podem ajudar a elucidar os fatores relacionados à dessorção dos EPTs, que é um fenômeno diretamente relacionado à biodisponibilidade dos EPTs. Além disso, o tempo de reação, de contato e o teor de matéria orgânica do solo (e suas múltiplas interações com a fração mineral do solo) estão intimamente associados aos processos de sorção e solubilização dos EPTs no solo. Nosso objetivo é avaliar o efeito da matéria orgânica na dessorção de EPTs em solos de horta. Será utilizado um sistema de câmara de fluxo contínuo, e os extratos serão coletados em intervalos fixos. A construção de gráficos relacionando a dessorção dos EPTs ao longo do tempo e o método estatístico de análise de perfil permitirão a avaliação do efeito da matéria orgânica e do tempo sobre a dessorção dos EPTs.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, ELOA; STRAWN, DANIEL G.; MORRA, MATTHEW; MOORE, AMBER; FERRACCIU ALLEONI, LUIS REYNALDO. Association between extracted copper and dissolved organic matter in dairy-manure amended soils. Environmental Pollution, v. 246, p. 1020-1026, MAR 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.