Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial de crescimento de perfilhos basais e aéreos: significado ecológico das respostas e implicações para o manejo

Processo: 16/09719-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 03 de novembro de 2016
Vigência (Término): 02 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Lilian Elgalise Techio Pereira
Beneficiário:Lilian Elgalise Techio Pereira
Anfitrião: Cory Matthew
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Local de pesquisa : Massey University, Nova Zelândia  

Resumo

Gramíneas tropicais perenes são capazes de ajustar seu crescimento por meio de alterações nas vias de perenização, e.g. perfilhamento basal e aéreo. O aumento na densidade populacional de perfilhos aéreos parece ser um meio para maximizar o número de perfilhos por unidade fisiológica Integrada (UPI) quando os dosséis são submetidos a condições de crescimento restritivas, as quais prejudicam o aumento do número de UPI por unidade de área através de perfilhamento basal. A importância de tais mudanças na estratégia de crescimento e as suas consequências ecológicas para gramíneas que formam touceiras são pouco discutidas na literatura. O objetivo deste estudo é comparar o potencial de crescimento de perfilhos basais e aéreos em três importantes gramíneas forrageiras tropicais: capim-marandu, capim-mulato e capim-elefante cv. Napier. A estratégia baseia-se na análise combinada das suas características morfogênicas e estruturais, a partir de um conjunto de dados de diversos experimentos utilizando protocolos experimentais análogos. O conjunto de dados a ser utilizado foi gerado em experimentos de pastejo rotacionado realizadas no período de dezembro de 2004 a abril de 2012, na E.S.A. "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo, Piracicaba, SP, Brasil. A interceptação luminosa do dossel durante a rebrotação foi monitorada com o analisador de dossel LAI-2000. As suas características morfogênicas e estruturais de perfilhos individuais foram obtidas a partir de perfilhos marcados especificamente para essa finalidade. O monitoramento foi realizado ao longo de todo o período de rebrotação, durante todos os ciclos de pastejo, e os dados foram agrupados em duas estações: final da primavera (novembro-dezembro) e verão (janeiro-março). O exercício irá proporcionar a oportunidade de compreender: (1) se o potencial de crescimento dos perfilhos basais e aéreos é semelhante para as diferentes espécies de gramíneas; (2) se não, quais são as diferenças e qual é o seu significado biológico e ecológico dessas diferenças entre espécies (3) se o potencial de crescimento de cada categoria de perfilho é afetado pela manipulação do ambiente luminoso dentro do dossel através de ajustes em freqüência de desfolhação (ou seja, o manejo do pastejo). Como resultado, a relação entre os mecanismos de crescimento, o potencial de crescimento de perfilhos basais e aéreos e a estratégia de persistência da planta poderão ser explorados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TECHIO PEREIRA, LILIAN ELGALISE; PAIVA, ADENILSON JOSE; GEREMIA, ELIANA VERA; DA SILVA, SILA CARNEIRO. Contribution of basal and aerial tillers to sward growth in intermittently stocked elephant grass. GRASSLAND SCIENCE, v. 64, n. 2, p. 108-117, APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.