Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção de marcadores genéticos para o estudo evolutivo de anuros do gênero Physalaemus

Processo: 16/06030-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 05 de outubro de 2016
Vigência (Término): 04 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Luciana Bolsoni Lourenço
Beneficiário:Luciana Bolsoni Lourenço
Anfitrião: Benjamin Minault Fitzpatrick
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Tennessee (UT), Estados Unidos  
Assunto(s):Filogenia   Filogeografia

Resumo

A recente descoberta de populações relacionadas filogeneticamente aos táxons Physalaemus cuvieri e Physalaemus ephippifer, mas com grande diversidade citogenética e genética lança novos questionamentos acerca da evolução desses anuros. A presença de heteromorfismo sexual cromossômico na linhagem referente a P. ephippifer, ausente em outras linhagens do grupo, torna a investigação da delimitação de espécies especialmente intrigante nesse grupo. Nesse contexto, e considerando o grande potencial das tecnologias genômicas em estudos filogeográficos, a presente proposta surge como uma grande oportunidade de capacitação de nossa equipe na prospecção de novos marcadores para futuros estudos evolutivos do complexo P. cuvieri-P. ephippifer. Adicionalmente, novos esforços serão realizados na tentativa de ampliar a amostra de indivíduos em análise, especialmente para inclusão de exemplares de São Pedro da Água Branca-MA, população que já foi estudada citogeneticamente e se mostrou diferente das demais. Os novos indivíduos amostrados terão fragmentos dos genes mitocondriais 12S, 16S e RNAt-val sequenciados e serão incluídos nas análises filogenéticas e de distância genética já realizadas anteriormente. Para a prospecção de novos marcadores será utilizada a técnica de ddRAD-seq (double-digestion Restriction-site Associated DNA sequencing), que consiste no sequenciamento de bibliotecas de fragmentos de restrição gerados pela digestão com duas enzimas de restrição. Serão construídas bibliotecas a partir do material obtido de indivíduos representantes dos principais clados reconhecidos nas análises filogenéticas conduzidas anteriormente. Para atingir os propósitos aqui descritos, contaremos com a colaboração do Dr. Benjamin Fitzpatrick, pesquisador com grande expertise na análise de processos de especiação e hibridação, especialmente baseada em abordagem genômica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Grupo de anfíbios tem mais espécies do que se pensava 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias: (10 total)
Mais itensMenos itens

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NASCIMENTO, JULIANA; LIMA, JUCIVALDO D.; SUAREZ, PABLO; BALDO, DIEGO; ANDRADE, V, GILDA; PIERSON, TODD W.; FITZPATRICK, BENJAMIN M.; HADDAD, CELLO F. B.; RECCO-PIMENTEL, SHIRLEI M.; LOURENCO, LUCIANA BOLSONI. Extensive Cryptic Diversity Within the Physalaemus cuvieri-Physalaemus ephippifer Species Complex (Amphibia, Anura) Revealed by Cytogenetic, Mitochondrial, and Genomic Markers. FRONTIERS IN GENETICS, v. 10, AUG 14 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.