Busca avançada
Ano de início
Entree

Fidel Castro: a iconização de um líder através de reportagens e fotografias no periódico Revolución (1959)

Processo: 16/07527-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 08 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Sampaio Barbosa
Beneficiário:Hélio Augusto de Souza Alves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/25910-8 - De rebelde a ícone: Fidel Castro pelo povo e pela imprensa cubana, BE.EP.IC
Assunto(s):Revolução Cubana   Fotografia   Imprensa   Iconografia   Pesquisa bibliográfica   Cuba
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuba | Fidel Castro | Fotografia | Imprensa | Revolução Cubana | Revolución | História da América Latina

Resumo

O presente projeto visa catalogar, bem como identificar e, consequentemente, compreender como se deram e como se desenvolveram a divulgação e a promoção da icônica e positiva imagem de Fidel Castro como líder político-revolucionário em Cuba no período imediatamente posterior ao triunfo de sua Revolução (1959). As fontes de nossa pesquisa baseiam-se fundamentalmente nas matérias e fotografias veiculadas pelo periódico Revolución entre os meses de janeiro e junho de 1959 que apresentavam e difundiam imagens de Castro fazendo alusão à figura de herói e "salvador" da nação. A partir dessa fonte - o periódico cubano - e de bibliografia adicional composta por autores que nos ajudarão a compreender o período e a análise iconográfica que se fará necessária para o andamento da pesquisa a que se refere esse projeto, intenciona-se encontrar algumas das razões que possam explicar a aclamação popular surgida a partir daquele momento em nome de Fidel. Não obstante, ainda pretende-se compreender, a partir de tal pesquisa, a importância da imprensa e da carga informativa das imagens para a construção e disseminação de uma ideia ou mensagem frente a seus espectadores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)