Busca avançada
Ano de início
Entree

Ações de toxinas isoladas de diferentes venenos animais sobre a glicação de matriz extracelular no modelo de osteoartrite in vitro

Processo: 16/10886-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Convênio/Acordo: GlaxoSmithKline
Pesquisador responsável:Ana Marisa Chudzinski-Tavassi
Beneficiário:Maíra Estanislau Soares de Almeida
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50040-4 - Rational approach for searching molecular targets involved in inflammatory events and cell survival, AP.PCPE
Assunto(s):Matriz extracelular   Venenos   Osteoartrite

Resumo

A osteoartrite (OA) é uma doença multifatorial, sendo a idade avançada e o estresse mecânico os dois fatores de risco mais importantes para esta patologia descritos na literatura. A destruição da cartilagem na OA é causada pelo desbalanço no catabolismo e anabolismo dos condrócitos resultando numa matriz extracelular (MEC) alterada. A glicação é uma reação não enzimática e aleatória que ocorre em processos fisiopatológicos e é exacerbado com a idade. Na OA ocorre o acúmulo de produtos finais de glicação avançada (AGEs) que levam à mudanças na composição e estrutura da MEC, principalmente do colágeno tipo II e do agrecan (proteoglicano negativamente carregado responsável por atrair moléculas de água e conferir a característica de absorver choques e resistir à compressão). Essas alterações da MEC resultam na falha mecânica, alterando o microambiente dos condrócitos que compõem a matriz da cartilagem. A busca por modelos in vitro é essencial para o avanço das pesquisas para descoberta das causas multifatoriais da osteoartrite, assim como para o desenvolvimento de testes com potencial terapêutico. O desenvolvimento de biomateriais in vitro que mimetizem o microambiente in vivo, como a utilização de scaffold + matriz + célula, vem sendo alvo de estudos recentes na literatura. Associado a isso, o uso de toxinas e moléculas derivadas de veneno de animais representa um amplo campo de investigação com possíveis descobertas de alvos terapêuticos e para o entendimento da patologia da OA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUFALO, MICHELLE C.; ALMEIDA, MAIRA E.; FRANCA, ISABELLA ARAUJO; ZAMBELLI, VANESSA O.; SANT'ANNA, MORENA BRAZIL MARTINS; KIMURA, LOUISE F.; GIARDINI, ALINE CAROLINA; CURY, YARA; SAMPAIO, SANDRA COCCUZZO. Advanced glycation endproducts produced by in vitro glycation of type I collagen modulate the functional and secretory behavior of dorsal root ganglion cells cultivated in two-dimensional system. Experimental Cell Research, v. 382, n. 2-3, . (16/12128-0, 15/50040-4, 12/51241-5, 16/10886-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.