Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da operação e manutenção de técnicas compensatórias de drenagem urbana em clima subtropical

Processo: 15/20979-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Eduardo Mario Mendiondo
Beneficiário:Marina Batalini de Macedo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição difusa   Drenagem urbana   Escoamento superficial   Crescimento compensatório   Urbanização   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioretenção | Eficiencia generalizada | poluição difusa | Drenagem urbana

Resumo

A drenagem urbana no Brasil esteve focada historicamente no tratamento hidráulico para a condução do escoamento superficial. A partir da década de 90 se inicia uma mudança de paradigma com o estudo de técnicas compensatórias (TCs), visando adaptar o cenário local para compensar os efeitos da urbanização sobre o escoamento superficial, de forma a manter o ciclo hidrológico o mais próximo possível do natural. Estudos recentes estiveram focados em análises da melhoria da qualidade da água e da retenção hídrica separadamente, pelo uso de TCs. No entanto, existe ainda uma lacuna quanto a integração das variáveis quali-quantitativas e sua compreensão. No mais, as regiões de clima temperado estiveram no centro dos estudos, havendo pouco conhecimento sobre a influência de outros climas em sua eficiência. Assim, o presente projeto tem como objetivo avaliar a operação de uma estrutura de bioretenção, em uma região de clima subtropical, quanto a sua capacidade de tratamento da poluição difusa e retenção hídrica de forma integrada. A partir dos resultados observados será possível avaliar a necessidade de manutenção ao longo do tempo, otimizando tanto o processo de operação como a manutenção em si. A metodologia de pesquisa é composta por quatro etapas principais: (1) avaliação em laboratório da utilização de TC a partir de eventos controlados realizados com protótipo, (2) avaliação da eficiência da remoção da carga poluidora a partir do monitoramento qualitativo da água de drenagem na entrada e na saída da técnica aplicada em campo, (3) avaliação da capacidade de retenção da vazão a partir do monitoramento quantitativo na entrada e na saída da técnica aplicada em campo. A TC experimental será aplicada no Campus 2 da USP São Carlos. Por fim, os resultados obtidos serão analisados por meio do conceito de eficiência generalizada, eficiência de remoção da poluição difusa, eficiência de retenção hídrica e eficiência marginal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MACEDO, MARINA BATALINI; FERREIRA DO LAGO, CESAR AMBROGI; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; GIACOMONI, MARCIO H.. Bioretention performance under different rainfall regimes in subtropical conditions: A case study in Sao Carlos, Brazil. Journal of Environmental Management, v. 248, . (15/20979-7, 14/50848-9, 17/15614-5)
DE MACEDO, MARINA BATALINI; FERREIRA DO LAGO, CESAR AMBROGI; MENDIONDO, EDUARDO MARIO. Stormwater volume reduction and water quality improvement by bioretention: Potentials and challenges for water security in a subtropical catchment. Science of The Total Environment, v. 647, p. 923-931, . (14/50848-9, 15/20979-7)
BATALINI DE MACEDO, MARINA; NOBREGA GOMES JUNIOR, MARCUS; PEREIRA DE OLIVEIRA, THALITA RAQUEL; H. GIACOMONI, MARCIO; IMANI, MARYAM; ZHANG, KEFENG; AMBROGI FERREIRA DO LAGO, CESAR; MENDIONDO, EDUARDO MARIO. Low Impact Development practices in the context of United Nations Sustainable Development Goals: A new concept, lessons learned and challenges. CRITICAL REVIEWS IN ENVIRONMENTAL SCIENCE AND TECHNOLOGY, . (17/15614-5, 14/50848-9, 15/20979-7)
DE MACEDO, MARINA BATALINI; FERREIRA DO LAGO, CESAR AMBROGI; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; BORGES DE SOUZA, VLADIMIR CARAMORI. Performance of bioretention experimental devices: contrasting laboratory and field scales through controlled experiments. RBRH-REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HIDRICOS, v. 23, . (14/50848-9, 15/20979-7)
DE MACEDO, MARINA BATALINI; ROSA, ALTAIR; FERREIRA DO LAGO, CESAR AMBROGI; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; BORGES DE SOUZA, VLADIMIR CARAMORI. Learning from the operation, pathology and maintenance of a bioretention system to optimize urban drainage practices. Journal of Environmental Management, v. 204, n. 1, p. 454-466, . (15/20979-7, 14/50848-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Marina Batalini de. Otimização de técnicas compensatórias de drenagem urbana em clima subtropical. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.