Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o Passado e o Presente: um estudo do Orientalismo Literário Português na segunda metade do Século XIX

Processo: 16/08985-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Outras Literaturas Vernáculas
Pesquisador responsável:Aparecida de Fatima Bueno
Beneficiário:José Carvalho Vanzelli
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto situa-se na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e intenciona analisar as representações do Oriente em obras de importantes escritores portugueses da segunda metade do século XIX. Nomeadamente, Camilo Castelo Branco (1825-1890), Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895), Antero de Quental (1842-1891) e Eça de Queirós (1845-1900). Desejamos entender de que forma o Oriente é representado na literatura portuguesa metropolitana produzida neste período. Como principais pilares teóricos, nos apoiamos nas teorias orientalistas - principalmente as de Raymond Schwab (1950) e Edward Said (1978) -, no momento histórico-cultural de Portugal e suas colônias, e na fortuna crítica destes escritores. Realizaremos uma análise comparativa das obras destes nomes que, especificamente, compreende, de Camilo Castelo Branco, o romance O Senhor do Paço de Ninães (1867); de Pinheiro Chagas as novelas A Marquesa das Índias (1890) e A Descoberta da Índia contada por um Marinheiro (1891); de Antero de Quental, sua produção poética e alguns de seus textos de prosa, como "As Causas da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos" (1871). Uma vez que um estudo anterior acerca das representações orientais em Eça já foi realizado por nós no âmbito do mestrado, intencionamos retomá-lo e aprofundá-lo à medida que nos ajude a iluminar o tema na obra dos três outros autores acima citados.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VANZELLI, José Carvalho. Entre o passado e o presente: um estudo do orientalismo literário português na segunda metade do século XIX. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.