Busca avançada
Ano de início
Entree

Condições organizacionais associadas a problemas de saúde mental em médicos residentes

Processo: 16/13410-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 17 de outubro de 2016
Vigência (Término): 16 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Sonia Regina Loureiro
Beneficiário:Karina Pereira Lima
Supervisor no Exterior: Srijan Sen
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Michigan, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/06972-7 - Burnout: preditores relativos à personalidade, habilidades sociais e saúde mental ao longo da residência médica, BP.DR
Assunto(s):Saúde mental   Depressão   Ansiedade   Alcoolismo

Resumo

O estresse ao longo da vida tem sido considerado um desencadeante para problemas de saúde mental, assim como a residência médica tem sido reconhecida como um período de elevado estresse, durante o qual os médicos residentes lidam com uma série de situações emocionais extremas. O estresse crônico da residência médica tem sido associado à presença de diversos problemas de saúde mental, em especial a ansiedade, a depressão e o alcoolismo, os quais podem ter um efeito negativo tanto para os médicos, quanto para os seus pacientes. Uma metanálise recente sugeriu que as causas subjacentes a esses problemas são comuns a programas de residência médica de diferentes países e que investigar aspectos específicos da cultura institucional e dos ambientes de trabalho de diferentes programas de residência pode auxiliar no melhor esclarecimento da questão da saúde mental nessa população. O presente projeto se insere nessa lacuna, tendo por objetivo avaliar o efeito preditivo de condições organizacionais da residência médica, relativas a aspectos da cultura institucional, processos de trabalho e ambiente de aprendizagem sobre indicadores de ansiedade, depressão e alcoolismo em médicos residentes do Brasil e dos Estados Unidos. Um total de 300 médicos residentes de primeiro ano, de três instituições brasileiras e estadunidenses foram avaliados entre 2013 e 2016, utilizando os seguintes instrumentos padronizados: Patient Health Questionnaire-9; Generalized Anxiety Disorder Questionnaire-7; Alcohol Use Disorders Identification Test-C; The Fellowship and Residency Electronic Interactive Database Access; e Resident Questionnaire. Os dados serão analisados por meio de procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais. Espera-se que tal sistematização de dados contribua para auxiliar na proposição de medidas preventivas relativas a saúde mental de médicos residentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA-LIMA, KARINA; GUPTA, RAHAEL R.; GUILLE, CONSTANCE; SEN, SRIJAN. Residency Program Factors Associated With Depressive Symptoms in Internal Medicine Interns: A Prospective Cohort Study. ACADEMIC MEDICINE, v. 94, n. 6, p. 869-875, JUN 2019. Citações Web of Science: 1.
PEREIRA-LIMA, KARINA; CASAGRANDE SILVA-RODRIGUES, ANA PAULA; FARNOCCHI MARUCCI, FLAVIA ANDRESSA; OSORIO, FLAVIA DE LIMA; CRIPPA, JOSE ALEXANDRE; LOUREIRO, SONIA REGINA. Cross-cultural adaptation and psychometric assessment of a Brazilian-Portuguese version of the Resident Questionnaire. PLoS One, v. 13, n. 9 SEP 4 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.