Bolsa 16/07285-9 - Microbiologia industrial, Biotecnologia industrial - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Por que Saccharomyces cerevisiae não apresenta velocidade específica de crescimento maior em glicose do que em sacarose?

Processo: 16/07285-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Andreas Karoly Gombert
Beneficiário:Carla Ines Soares Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/18206-5 - Levedura turbo: altas velocidades glicolíticas apresentadas por Saccharomyces cerevisiae em sacarose, BE.EP.DR
Assunto(s):Microbiologia industrial   Biotecnologia industrial   Saccharomyces cerevisiae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biotecnologia Industrial | Fisiologia de leveduras | metabolismo de sacarose | Saccharomyces cerevisiae | Microbiologia Industrial

Resumo

A sacarose oferece uma alternativa promissora ao uso de recursos não renováveis como matéria-prima para manufatura de produtos intermediários e finais em diferentes segmentos industriais, tais como o químico e o de combustíveis automotivos, em muito devido a seu baixo custo e alto teor energético. O metabolismo da sacarose em Saccharomyces cerevisiae é impulsionado pela ação catalizadora da enzima invertase - a qual é codificada por genes da família SUC - na hidrólise deste dissacarídeo, reação que resulta nos monômeros glicose e frutose. A repressão catabólica favorece a utilização da glicose, sendo os demais açúcares consumidos apenas na ausência ou em baixas concentrações deste monossacarídeo. A levedura S. cerevisiae é amplamente empregada em industrias de fermentação pelo fato de suas características bioquímicas serem bem conhecidas e favoráveis a tais processos. Apesar dos aspectos mencionados, o metabolismo da sacarose em Saccharomyces cerevisiae é um tópico pouco pesquisado e questões fundamentais como "Por que linhagens de S. cerevisiae não crescem mais rapidamente em glicose do que em sacarose?" aguardam respostas. A princípio, isso deveria acontecer, já que o metabolismo da glicose é mais simples do que o da sacarose. Alguns estudos anteriores reportaram velocidades específicas de crescimento maiores desta levedura em sacarose, quando comparado ao crescimento em glicose. Por um lado, na maioria destes estudos foram utilizadas linhagens adaptadas durante muitas gerações, o que compromete a interpretação dos resultados. Por outro lado, o mecanismo preciso da regulação gênica do catabolismo da sacarose em S. cerevisiae ainda não foi explicado. Este trabalho vislumbra responder tais questionamentos, propondo analisar quantitativamente a fisiologia de linhagens de S. cerevisiae em sacarose, bem como investigar os níveis de expressão dos possíveis genes envolvidos na regulação por sacarose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, CARLA INES SOARES; DEN RIDDER, MAXIME; PABST, MARTIN; GOMBERT, ANDREAS K.; WAHL, SEBASTIAN ALJOSCHA. Comparative proteome analysis of different Saccharomyces cerevisiae strains during growth on sucrose and glucose. SCIENTIFIC REPORTS, v. 13, n. 1, p. 10-pg., . (16/07285-9, 17/18206-5, 17/08464-7)
SOARES RODRIGUES, CARLA INES; WAHL, ALJOSCHA; GOMBERT, ANDREAS K.. Aerobic growth physiology of Saccharomyces cerevisiae on sucrose is strain-dependent. FEMS Yeast Research, v. 21, n. 3, p. 13-pg., . (16/07285-9, 17/18206-5, 17/08464-7)
SOARES RODRIGUES, CARLA INES; WAHL, ALJOSCHA; GOMBERT, ANDREAS K.. erobic growth physiology of Saccharomyces cerevisiae on sucrose is strain-dependen. FEMS Yeast Research, v. 21, n. 3, . (17/18206-5, 17/08464-7, 16/07285-9)