Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial regenerativo axonal do GM-CSF no sistema nervoso periférico de camundongos C57BL/6

Processo: 16/03094-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:André Luis Bombeiro
Beneficiário:Bruna Toledo Nunes Pereira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Regeneração nervosa   Degeneração Walleriana   Macrófagos   Modelos animais

Resumo

A lesão de um nervo periférico leva à interrupção da estrutura nervosa e suspensão da transmissão dos impulsos nervosos. No entanto, se o perineuro ao redor da lesão for preservado, é possível que ocorra a regeneração dos axônios após um evento de degeneração do coto distal conhecido como degeneração Walleriana. As células de Schwann participam da remoção da mielina e, esse, é um passo importante para a regeneração, pois na mielina existem moléculas inibidoras do crescimento axonal. Concomitantemente, esse processo é amplamente otimizado pelos macrófagos e outras células infiltrantes do sistema imune. Em vista da participação do sistema imune no processo de regeneração do nervo, pretendemos potencializar a resposta imune através da administração do fator estimulador de colônias de granulócitos e macrófagos (GM-CSF) em camundongos previamente submetidos ao esmagamento do nervo isquiático, visando elevar a produção e o influxo de monócitos no local da lesão e, assim, acelerar o processo regenerativo. Por meio de análises histológicas, avaliaremos a presença de macrófagos no nervo e o grau de regeneração tecidual, via expressão de marcadores axonais e proteínas associadas ao crescimento axonal. A recuperação motora funcional também será avaliada. Acreditamos que este estudo trará novas perspectivas acerca da manipulação do sistema imune como ferramenta no processo de regeneração nervosa periférica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOMBEIRO, ANDRE LUIS; NUNES PEREIRA, BRUNA TOLEDO; RODRIGUES DE OLIVEIRA, ALEXANDRE LEITE. Granulocyte-macrophage colony-stimulating factor improves mouse peripheral nerve regeneration following sciatic nerve crush. European Journal of Neuroscience, v. 48, n. 5, p. 2152-2164, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.