Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de nanocristais de celulose utilizando resíduos de madeira por métodos enzimáticos

Processo: 16/12700-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Derval dos Santos Rosa
Beneficiário:Clara Rodrigues Bauli
Instituição-sede: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras lignocelulósicas   Polímeros (materiais)   Hidrólise enzimática   Resíduos biodegradáveis   Nanocristais   Celulose

Resumo

Nanocelulose e sua aplicação na produção de materiais biodegradáveis como elemento de reforço têm sido alvos de estudos recentes. Sua extração a partir de fibras lignocelulósicas é conveniente, não só pela abundância do material, mas porque essas podem ser obtidas de resíduos, como madeira de reflorestamento descartados da indústria. Esse uso pode evitar desperdícios e geração de impactos ambientais, uma vez que a reutilização desse material evita a poluição atmosférica, já que o destino desses resíduos seria a queima como biomassa, a qual libera gás carbônico para a atmosfera. Este projeto propõe a obtenção de nanocristais de celulose a partir do processo de mercerização, branqueamento e da ação da enzima 1-4-²-D-endoglucanase (etapa menos agressiva ao meio ambiente), ao invés da hidrolise ácida. Pretende-se utilizar a serragem de madeira "mole" (pinus) como resíduo industrial com os quais serão avaliados os diferentes tempos de exposição do resíduo na solução enzimática. Os resíduos e os nanocristais de celulose serão caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por análise termogravimétrica (TGA). O tamanho das partículas será determinado pela técnica de espalhamento dinâmico de luz. Os nanocristais de celulose serão utilizados em trabalhos no grupo de pesquisa da UFABC, buscando a sua incorporação em matrizes poliméricas biodegradáveis a fim de produzir nanocompósitos completamente biodegradáveis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BAULI, CLARA R.; ROCHA, DANIEL B.; ROSA, DERVAL DOS SANTOS. Composite films of ecofriendly lignocellulosic nanostructures in biodegradable polymeric matrix. SN APPLIED SCIENCES, v. 1, n. 7 JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
BAULI, CLARA R.; ROCHA, DANIEL B.; DE OLIVEIRA, SUELI A.; ROSA, DERVAL S. Cellulose nanostructures from wood waste with low input consumption. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 211, p. 408-416, FEB 20 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.