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Análise físico-química e sensorial de cervejas comerciais brasileiras

Processo: 16/11150-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Waldemar Gastoni Venturini Filho
Beneficiário:Daniel de Araujo Doretto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Análise físico-química   Análise sensorial   Cerveja   Bebidas alcoólicas

Resumo

Este trabalho irá analisar as características físico-químicas das principais marcas de cervejas comerciais brasileiras e também sua aceitabilidade através de análise sensorial. Serão compradas sete marcas: Antártica, Brahma, Skol, Schin, Itaipava, Kaiser e Bavária, selecionadas de acordo com o market share nacional e pertencentes às cervejarias: AmBev, Brasil Kirin, Grupo Petrópolis e Heineken, respectivamente. Serão comprados três lotes diferentes por marca e uma amostra (garrafa de 600mL) de cada lote. As análises físico-químicas, executadas em duplicata, serão: Teor Alcoólico, Extrato Real, Extrato Aparente, Extrato Original, pH, Acidez Total, Amargor, Cor, Turbidez, Gás Carbônico. As amostras também serão avaliadas sensorialmente pelo teste de Escala Hedônica estruturada de nove pontos, a ser executado de forma monádica. Os resultados serão submetidos à analises de variância (ANOVA) e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey. Com a realização deste trabalho será possível verificar se as diferenças de consumo entre as marcas comerciais de cervejas brasileiras são devidas às qualidades intrínsecas destas ou ao investimento das indústrias cervejeiras em propaganda. (AU)

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