Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma nova vacina veterinária de subunidade contra raiva

Processo: 16/07820-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 21 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Helio Langoni
Beneficiário:Mayra Pereira Rocca
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/10119-9 - Desenvolvimento de uma nova vacina veterinária de subunidade contra raiva, BE.EP.DR
Assunto(s):Raiva   Vacinas   Saúde pública

Resumo

A vacinação contra a raiva canina é a medida profilática mais eficaz para a prevenção de casos de raiva humana. No Brasil a campanha de vacinação de animais domésticos é realizada com base em reforços anuais, devido às características particulares da vacina para se considerar um animal imunizado. As vacinas utilizadas são constituídas de vírus inativado e adjuvante. A proteção é dada por um nível de anticorpos elevados, pois a efetiva resposta imune ao vírus da raiva depende de sua rápida neutralização, antes de sua propagação. Embora as vacinas estejam disponíveis e sejam gratuitas, há uma evidente falha de cobertura devido à necessidade de reforços constantes, o que leva muitos proprietários a deixarem de vacinar seus animais. Dessa forma, o desenvolvimento de novas vacinas contra a raiva deve visar o aumento do intervalo entre as doses de reforço, ou ainda, a facilitação do processo de administração do reforço. A proposta deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de um protótipo vacinal baseado na utilização de uma glicoproteína recombinante de envelope do vírus da raiva. Essa glicoproteína, expressa em sistema de células S2 amplamente caracterizado, demonstrou ter propriedades imunogênicas em ensaios preliminares. Pretende-se utilizar esse antígeno em combinação com diferentes adjuvantes e utilizar diferentes vias de imunização em modelo animal estabelecido, verificando os níveis de proteção atingidos. A obtenção de uma nova formulação para a prevenção da raiva canina poderá gerar uma proposta inovadora de uma nova vacina, particularmente se verificada eficácia da realização de reforço por via oral.Essa proposta terá participação de bolsista de doutorado e de pesquisadores da FMVZ - UNESP Botucatu e o Instituto Butantan em São Paulo. Esclarece-se ainda que está se mantendo no projeto, parte da pesquisa já realizada previamente que subsidiará o desenvolvimento do projeto final, proposto como bolsa de doutorado.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCCA, Mayra Pereira. Desenvolvimento de uma nova vacina veterinária de subunidade contra raiva. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.