Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do pré-condicionamento isquêmico direto e indireto no fígado de ratos jovens

Processo: 16/10689-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Ana Cristina Aoun Tannuri
Beneficiário:Pedro Filipe Medeiros Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Isquemia   Transplante de fígado   Reperfusão   Cirurgia pediátrica

Resumo

O transplante hepático (TH) hoje figura como único tratamento efetivo e definitivo para o estágio final da falência hepática. Entretanto, a lesão por isquemia e reperfusão (I/R), um tipo de injúria inevitável, é uma causa importante de disfunção primária e está relacionada com a ocorrência de rejeição aguda e crônica. No intuito de aumentar o sucesso do TH, métodos foram desenvolvidos para amenizar e lesão por I/R. Dentre eles, o pré-condicionamento isquêmico (PCI) destaca-se como uma técnica promissora para amenizar a lesão por I/R. O presente projeto tem por objetivos avaliar os efeitos locais e multissistêmicos da lesão por I/R associados a duas técnicas de PCI: o PCI direto e o PCI remoto, assim como comparar as duas técnicas entre si e com a não realização de PCI em modelos animais jovens (4-5 semanas). Para tanto, serão feitas biópsias do fígado, coração, pulmão, rim e intestino após os procedimentos cirúrgicos para análise histológica e biomolecular nestes órgãos: a primeira a fim de avaliar a magnitude da lesão estrutural e a segunda para avaliar a expressão dos genes relacionados à apoptose: Bax (pró-apoptótico) e Bcl-XL (antiapoptótico), do gene relacionado à proliferação celular: (IL-6) e do gene eNOS (endotelial nitricoxide synthase). Além disso, amostras de sangue serão colhidas para dosagem sérica de TGO, TGP, gama-GT, fosfatase alcalina, bilirrubina total e frações.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, P. F. M.; TANNURI, A. C. A.; NOGUEIRA, T. M.; LUAMOTO, L. R.; PAES, V. R.; COELHO, M. C. M.; GONCALVES, J. O.; SERAFINI, S.; TANNURI, U. Remote Ischemic Preconditioning Is Efficient in Reducing Hepatic Ischemia-Reperfusion Injury in a Growing Rat Model and Does Not Promote Histologic Lesions in Distant Organs. Transplantation Proceedings, v. 50, n. 10, p. 3840-3844, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.