Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do efeito antimicrobiano do verniz de tetrafluoreto de titânio a 4% utilizando modelo de biofilme microcosmo cariogênico em dentina

Processo: 16/11152-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 17 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Ana Carolina Magalhães
Beneficiário:Daiana Moreli Soares dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/13386-5 - Efeito do verniz de tetrafluoreto de titânio a 4% na prevenção da desmineralização da dentina sobre modelo de biofilme microcosmo cariogênico - análises de micro-CT e TMR, BE.EP.MS
Assunto(s):Placa bacteriana   Dentina   Desmineralização do dente   Fluoretos   Cariologia   Cárie dentária

Resumo

Em estudo prévio, nosso grupo de pesquisa demonstrou que o verniz de TiF4 a 4% não teve efeito antimicrobiano em um biofilme microcosmo formado sobre o esmalte, porém foi capaz de reduzir a desmineralização deste tecido. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito deste agente sobre a viabilidade microbiana, produção de ácido e de polissacarídeo extracelular (PEC) assim como sobre a contagem de microrganismos em um biofilme microcosmo cariogênico formado sobre a dentina radicular. Para a formação do biofilme microcosmo, será coletada a saliva de 10 indivíduos saudáveis, que não terão escovado os dentes nas últimas 24h e nem ingerido líquidos ou alimentos nas 2h anteriores à coleta. A saliva será diluída (70% saliva e 30% glicerol), e alíquotas de 1ml de saliva serão armazenadas a -80ºC. Amostras de dentina bovina (4 mm x 4 mm) serão preparadas e tratadas por 6h com vernizes experimentais contendo: A) TiF4 a 4% (pH 1,0, 2,45% F); B) NaF a 5,42% (pH 5,0, 2,45% F); C) placebo; D) gel de clorexidina a 2% - controle positivo ou E) não tratadas - controle negativo (n=4 x triplicata biológica/ensaio). Estas amostras serão inseridas em placas de 24 poços e expostas à saliva humana misturada à de McBain (1:50) com suplementação de sacarose 0,2% para a formação do biofilme microcosmo. No Ensaio 1, as bactérias vivas e mortas serão evidenciadas por fluorescência no microscópio confocal. No Ensaio 2, será avaliada a acidogênicidade, medindo a presença de ácido lático por método enzimático utilizando leitor de microplaca. No Ensaio 3, a quantidade de PEC produzida será avaliada por método colorimétrico utilizando leitor de microplaca. No Ensaio 4, a suspensão microbiana removida do biofilme será diluída e espalhada em placas de Agar para a contagem das unidades formadoras de colônia (UFC) para microrganismos totais, Estreptococos totais, Estreptococos mutans e Lactobacilos totais e no Ensaio 5, a desmineralização da dentina será mensurada por microradiografia transversal. Os dados serão tabulados e submetidos à análise estatística (p<0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES DOS SANTOS, DAIANA MORELI; PIRES, JULIANA GONCALVES; SILVA, ALINE BRAGA; ARANDA SALOMAO, PRISCILA MARIA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; MAGALHAES, ANA CAROLINA. Protective Effect of 4% Titanium Tetrafluoride Varnish on Dentin Demineralization Using a Microcosm Biofilm Model. Caries Research, v. 53, n. 5, p. 576-583, 2019. Citações Web of Science: 1.
SOARES DOS SANTOS, DAIANA MORELI; PIPES, JULIANA GONCALVES; BRAGA, ALINE SILVA; ARANDA SALOMAO, PRISCILA MARIA; MAGALHAES, ANA CAROLINA. Comparison between static and semi-dynamic models for microcosm biofilm formation on dentin. Journal of Applied Oral Science, v. 27, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.