Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos da compartimentalização da PTEN em células de glioblastoma humano (U87MG) submetidas a estímulo inflamatório

Processo: 16/07376-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Elisa Mitiko Kawamoto Iwashe
Beneficiário:Amanda Galvão da Paixão
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lipopolissacarídeos   Neuroinflamação   PTEN fosfo-hidrolase

Resumo

Evidências indicam que a neuroinflamação está intrinsicamente associada ao papel causal e exacerbativo das doenças neurodegenerativas. Como célula residente do sistema imune no sistema nervoso central (SNC), a microglia atua como elemento sensitivo e como a primeira linha de defesa contra estímulos pró-inflamatórios. A liberação de níveis patológicos de substâncias citotóxicas, como detritos extracelulares, níveis elevados de citocinas pró-inflamatórias com concomitante estresse oxidativo em conjunto com fatores de ativação e recrutamento da microglia dão suporte ao seu papel em doenças neurodegenerativas. Embora tenha sido originalmente descrita como supressor tumoral, a PTEN (phosphatase and tensin homolog), tem sido objeto de estudo de pesquisas relacionadas a processos celulares como crescimento, proliferação, sobrevivência, metabolismo e migração celular, com um potencial papel modulatório sobre a neurogênese, a plasticidade sináptica e, mais recentemente, a inflamação. A localização da PTEN pode ser tanto citoplasmática quanto nuclear e suas funções parecem depender de sua compartimentalização na célula.Este projeto focará no papel da PTEN sobre a neuroinflamação e tem como objetivo estudar os possíveis efeitos da compartimentalização (núcleo/citoplasma) da PTEN frente à inflamação induzida pelo lipopolissacarídeo (LPS) na linhagem U87MG, derivada de glioma humano.O melhor entendimento do envolvimento da PTEN nas vias ou mecanismos moleculares direta ou indiretamente envolvidos na neuroinflamação podem levar ao desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para tratamentos mais eficazes contra doenças associadas à deleção e mutação da PTEN, neuroinflamação e às doenças neurodegenerativas. Como estudo prioneiro nesta área, os dados obtidos deste estudo serão de grande impacto para a área da neurociência e para o tratamento de doenças neuropsiquiátricas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KINOSHITA, PAULA F.; YSHII, LIDIA M.; ORELLANA, ANA MARIA M.; PAIXAO, AMANDA G.; VASCONCELOS, ANDREA R.; LIMA, LARISSA DE SA; KAWAMOTO, ELISA M.; SCAVONE, CRISTOFORO. Alpha 2 Na+,K+-ATPase silencing induces loss of inflammatory response and ouabain protection in glial cells. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, JUL 7 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.