Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de Materiais Funcionais orgânicos para modificação de superfícies de eletrodos e caracterização eletroquímica em sistemas microfluídicos associados a SECM: aplicações ambientais e bioquímicas

Processo: 16/07461-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2016
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mauro Bertotti
Beneficiário:Abhishek Kumar
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroanalítica

Resumo

A modificação de superfícies eletródicas é uma estratégia importante para conseguir a sensibilidade desejada e seletividade para um analito alvo. Compósitos preparados com ftalocianinas e nanotubos de carbono (CNT), grafeno e nanopartículas metálicas podem ser potenciais candidatos para tais aplicações em química, bem como para o reconhecimento biológico. Isto é devido a propriedades eletrocatalíticas versáteis, elevada porosidade dos materiais e compatibilidade com diferentes tipos de materiais de electrodo. Propõe-se nesse projeto a fabricação de plataformas com sensores eletroquímicos miniaturizados para obter medições reprodutíveis e altamente sensíveis, seletivas e de baixo custo para analitos de natureza ambiental e biológica. As estratégias são baseadas em três aspectos: A) modificação de superfície de eletrodos com ftalocianinas e materiais compósitos para alcançar elevada sensibilidade e seletividade, (b) Utilização de dispositivos microfluidicos objetivando a miniaturização, redução de custos e medições reprodutíveis, e (c) a integração da plataforma microfluidica com um microscópio eletroquímico de varredura para obter mais conhecimentos sobre as propriedades eletrocatalíticas dos materiais funcionalizadores das superfícies eletródicas e otimizar a resposta dos sensores. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUMAR, ABHISHEK; GONCALVES, JOSUE M.; SUKERI, ANANDHAKUMAR; ARAKI, KOITI; BERTOTTI, MAURO. Correlating surface growth of nanoporous gold with electrodeposition parameters to optimize amperometric sensing of nitrite. SENSORS AND ACTUATORS B-CHEMICAL, v. 263, p. 237-247, JUN 15 2018. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.