Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações interespecíficas: diversidade, métodos de ancoragem e hábitos alimentares associados aos tubos de espécies de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa)

Processo: 16/00689-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Sérgio Nascimento Stampar
Beneficiário:Hellen Ceriello
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/07870-1 - Diversidade de invertebrados associados aos tubos de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa), BE.EP.MS
Assunto(s):Hábito alimentar animal   Biologia marinha   Cnidários   Antozoários   Simbiose

Resumo

O filo Cnidaria é caracterizado por animais em cujo tecido encontram-se células urticantes denominadas cnidócitos. Devido à liberação de substâncias urticantes, os cnidários evidenciam poucas associações com outras espécies, mas as associações conhecidas frequentemente descritas como obrigatórias ou como comensalismo facultativo. Um dos grupos deste filo, o Ceriantharia, é representando por membros genericamente conhecidos por ceriantos ou anêmonas de tubo. Embora existam estudos quanto ao histórico, taxonomia e posição sistemática, análises moleculares e morfológicas, ciclo de vida e associações interespecíficas aos tubos de ceriantos, pouco se conhece sobre essas associações bem como os métodos que as espécies utilizam para se ancorarem aos tubos desses animais. Sendo assim, nesse estudo serão elencadas espécies que ocorrem em tubos de Ceriantharia bem como os métodos de ancoragem e hábitos alimentares relacionados a essas espécies. Para tal, as associações de diversos grupos com algumas espécies de ceriantos serão observadas. Não obstante, os dados fornecidos por essa pesquisa poderão ser aproveitados pela biotecnologia em associação com a biomimética para o desenvolvimento de estruturas sustentáveis, com maior durabilidade e menor custo de aquisição e/ou processos que possam ser utilizados pela indústria náutica, auxiliando a métodos de fixação em ambiente aquático. Desta maneira, o projeto poderá gerar patentes que garantam a proteção do material a ser desenvolvido. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERIELLO, HELLEN; LOPES, CELINE S. S.; DIAS, GUSTAVO MUNIZ; STAMPAR, SERGIO N. A different manner to share a house: is a colonial species possible in Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa)?. MARINE BIODIVERSITY, v. 49, n. 4, p. 2017-2020, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CERIELLO, Hellen. Relações interespecíficas : diversidade, métodos de ancoragem e hábitos alimentares associados aos tubos de espécies de Ceriantharia (Cnidaria; Anthozoa). 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.