Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino de espanhol e pnld: análise dos gêneros discursivos do livro cercania joven

Processo: 16/04431-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld
Beneficiário:Vitor Pereira Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Livro didático   Gêneros do discurso

Resumo

As línguas estrangeiras, no contato com os sujeitos, são grandes produtoras de identificações. Apresentar novos mundos e possibilidades a alunos na educação básica é dar liberdade de escolha para os sujeitos e também trazer o reconhecimento de valores de ser brasileiro frente aos outros países. Neste sentido, a inclusão do espanhol nas escolas da educação básica brasileira é fundamental para o aprimoramento do processo educacional, como prevêem os documentos oficiais. Neste trabalho, pretende-se analisar os gêneros discursivos apresentados no livro Cercania Joven indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o período 2015-2017, com o intuito de verificar a relação entre a teoria e a prática pedagógica no que diz respeito à formação dos sujeitos mediada pelos gêneros discursivos. Analisaremos a forma como estão sendo trabalhados os gêneros discursivos no livro didático e confrontaremos os resultados com os estudos aos quais este projeto está filiado. Para tanto, apoiaremos a pesquisa teoricamente em autores que versam sobre os gêneros discursivos na constituição da subjetividade (Bakhtin, 1999, 2003; Bruno, 2014; Marcuschi, 2008, 2011; Orlandi 2005, 2006), sobre o ensino de espanhol nas escolas públicas (Cassin, 2014; Celada, 2002; Bertoldo, 2003) e sobre o Programa Nacional do Lívro didático (PNLD), em especial, o livro Cercania Joven de espanhol. Em nossa análise tomaremos prioritariamente a caracterização de gêneros discursivos de Marcuschi (2008) como base de análise e caracterização dos textos. Esperamos com esta pesquisa poder contribuir para o campo do ensino de espanhol como língua estrangeira e, em especial, para as pesquisas que focalizam tal ensino no contexto das escolas públicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Vitor Pereira. Gêneros Textuais e Letramentos : uma análise do livro didático de espanhol Cercanía Joven. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.