Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da atomização de misturas de óleo pirolítico de pneus e óleo diesel

Processo: 16/10274-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2016
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:João Andrade de Carvalho Junior
Beneficiário:Alexander Alberto Rodriguez Gamboa
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Atomização   Combustão   Pneus

Resumo

Diversos estudos têm sido realizados sobre a aplicabilidade do óleo pirolítico de pneus em motores, caldeiras e fornos, devido a suas similaridades físico-químicas com o óleo diesel. Contudo, esses estudos têm sido limitados ao processo de combustão e à emissão de poluentes, deixando de lado o estudo detalhado do processo de atomização, o qual melhora as condições de combustão quando é otimizado, reduzindo significativamente as emissões de material particulado, segundo foi constatado na literatura. O presente trabalho propõe o estudo do processo de atomização de misturas de óleo pirolítico de pneus (OPP) e óleo diesel (OD), aplicando uma análise dimensional aos principais fatores que afetam ao fenômeno, para obter funções de correlação que determinam as condições ótimas do processo de atomização. Dois tipos de atomizadores serão utilizados: um de pressão (pressure swirl) e outro de dois fluidos (Y-jet), com a finalidade de avaliar os aspectos técnicos na formação do spray. O desenvolvimento da etapa experimental será realizado nas instalações do Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAMBO, ALEXANDER R.; ROCHA, ANA M. A.; DOS SANTOS, LEILA R.; DE CARVALHO, JR., JO AO A. Tire pyrolysis oil in Brazil: Potential production and quality of fuel. RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS, v. 120, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.