Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da linguagem corporal na avaliação de bem-estar animal em cavalos de lida

Processo: 16/15374-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2016
Vigência (Término): 28 de abril de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Pesquisador responsável:Mateus Paranhos da Costa
Beneficiário:Pedro Henrique Esteves Trindade
Supervisor no Exterior: Linda Keeling
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa : Swedish University of Agricultural Sciences, Uppsala (SLU), Suécia  
Vinculado à bolsa:15/14421-3 - Desenvolvimento e validação de indicadores de bem-estar de equinos utilizados no manejo de bovinos de corte, BP.MS
Assunto(s):Expressão corporal   Equinos   Expressão facial   Comportamento animal

Resumo

Os objetivos deste estudo são avaliar o comportamento e em particular as expressões faciais como indicadores de bem-estar animal para cavalos de lida; e avaliar a relação entre o comportamento corporal e expressões faciais com outros indicadores de bem-estar, conforme descrito no Projeto Fapesp n° 2015 / 14421-3. Quatorze cavalos de lida, SRD foram previamente filmados durante a sua rotina de trabalho. Filmes do corpo (FB) e da face (FF) de cada cavalo, com duração de 5 min cada, foram obtidos em dois momentos: antes de iniciar o trabalho diário e no final do dia de trabalho. As frequências cardíaca e respiratória foram registradas e amostras de sangue foram coletadas para analisar os níveis séricos de cortisol, lactato, creatina quinase, aspartato aminotransferase, proteína total e contagem diferencial de glóbulos brancos. A avaliação da expressão facial será realizada em dois videoclipes selecionados de diferentes partes das filmagens de cinco minutos e imagens extraídas dos vídeos FF de acordo com a presença ou ausência de cada característica específica da expressão facial para o comportamento de dor. As filmagens de FB serão utilizadas para a avaliação da expressão corporal, considerando os indicadores de comportamento não específicos e os indicadores de comportamento específicos para dor nos membros e nas patas de cavalos. O teste de Wilcoxon ou outras estatísticas apropriadas serão realizadas para determinar diferenças no comportamento apresentados antes e depois do trabalho. Os testes para comparar amostras relacionadas serão realizados para determinar as diferenças nas variáveis antes e depois do trabalho. Os coeficientes de correlação de Spearman será calculado para investigar a relação entre comportamento corporal e as expressões faciais com outros indicadores de bem-estar animal (parâmetros fisiológicos). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVES TRINDADE, PEDRO HENRIQUE; FERRAZ, GUILHERME DE CAMARGO; PEREIRA LIMA, MARIA LUCIA; NEGRAO, JOAO ALBERTO; PARANHOS DA COSTA, MATEUS J. R. Eye Surface Temperature as a Potential Indicator of Physical Fitness in Ranch Horses. Journal of Equine Veterinary Science, v. 75, p. 1-8, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.