Bolsa 16/00107-8 - Educação infantil, Robótica - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Robótica na educação infantil: uma proposta curricular

Processo: 16/00107-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Deise Aparecida Peralta
Beneficiário:Andrew Felipe Silvério Souza
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Robótica   Ensino e aprendizagem   Desenvolvimento da linguagem   Currículos e programas   Pesquisa bibliográfica   Delineamento experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação Infantil | Habermas | Práticas docentes | Robótica | Robótica

Resumo

Esta proposta tem por objetivo investigar se a robótica na escola pode se constituir parte integrante da prática docente com a possibilidade de estruturar um currículo para ao educação infantil. E de forma mais especifica descrever e analisar: 1) as características que um kit de robótica educacional deve apresentar para constituir, efetivamente, práticas de ensino e avaliação na educação infantil; 2) impactos do uso de kit de robótica educacional no desempenho de alunos da educação infantil referente à aquisição e desenvolvimento das linguagens preconizadas pelo RCNEI, 3) a proposição de um modelo curricular para a Educação Infantil que considere a robótica como eixo integrador e articulador de interdisciplinaridade na Educação Infantil. Considerando o principio metodológico de pesquisa com professores e alunos, em contexto real de sala de aula, o plano de trabalho será desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico e um levantamento de campo dividido em etapas, que por sua vez, estão subdivididas em fases: Etapa 01/ Fase 01- Discussão e elaboração do delineamento da proposta com professores da educação infantil; Etapa 01/ Fase 02- Caracterização da realidade escolar; 02/ Fase 01- Discussão de um modelo de ensino e de avaliação da aprendizagem; Etapa 02/ Fase 02- Implementação da prática planejada; Etapa 03/ Fase 01- Análise da prática proposta; Etapa 03/ Fase 02- Proposição de um modelo curricular para a educação infantil; Etapa 04- Avaliação da robótica como prática de ensino e avaliação e da proposição de um modelo curricular para a educação infantil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)